Koo

A rede social Koo (AndroidiOS) registrou, até o momento, 777 mil instalações de brasileiros. O grande impulso foi entre os dias 18 e 21 de novembro, quando foram registradas 613 mil instalações oriundas do Brasil. Entre os dias 14 e 17 de novembro, o número de brasileiros com o app instalado em seus smartphones era de 163 mil, o que já indicava o início do interesse do País pelo app. E, antes dessa descoberta massiva pela rede social indiana, o volume de brasileiros era de 1 mil, somente. De acordo com dados do Sensor Tower, enviados com exclusividade para Mobile Time, o País é o segundo maior mercado da rede, representando 2% das instalações.

Em primeiro lugar, com 93%, claro, está a Índia, o país de origem do Koo. E, em terceiro, está a Nigéria, também com aproximadamente 2%. Até o momento, a rede social registrou cerca de 35,8 milhões de instalações em todo o mundo.

Entre os 10 países com mais downloads de 18 a 21 de novembro, Koo teve o maior crescimento em Portugal e nos EUA, que registraram incrementos de 828% e 437%, respectivamente, quando comparados aos quatro dias anteriores.

Recentemente, os cofundadores do Koo informaram em reportagens que a rede social havia alcançado a marca de 50 milhões de usuários.

A discrepância entre os números da plataforma e da Sensor Tower pode ser explicada por diferentes hipóteses. A primeira delas seria uma metodologia diferente de análise desses dados. Por exemplo, a Sensor Tower conta somente instalações únicas, ou seja, se o mesmo usuário instalar, desinstalar e reinstalar o app, a empresa de análise de mercado de aplicativos reconhece somente uma instalação. Outra explicação possível é que eles também estão contando inscrições de desktop, as quais o Sensor Tower não tem registros – a empresa detecta somente instalações móveis da App Store e do Google Play.

Twitter

Apesar de o Koo ter registrado números expressivos de instalações, o seu maior rival, o Twitter, não apresentou alterações significativas.

Nos últimos quatro dias (de 18 a 21 de novembro), o aplicativo móvel do Twitter registrou cerca de 148 mil instalações da App Store do Brasil e da Google Play. Isso representou um aumento de 2% em relação aos 145 mil nos quatro dias anteriores (14 a 17 de novembro). Desde janeiro de 2014, o Twitter registrou cerca de 98 milhões de instalações no Brasil.