Koo

Mayank Bidawatka é cofundador da rede social indiana Koo. Foto: divulgação

No dia 18 de novembro, depois de uma série de notícias que apontavam para o fim do Twitter, surgiu na Índia um possível plano B para os fãs de microblogs, o Koo (Android, iOS). A rede social indiana espalhou-se rapidamente como uma possível alternativa e milhões de brasileiros se cadastraram na rede. Em quatro dias, 2 milhões de usuários do Brasil fizeram o download do app. Neste período, foram 3,5 milhões de koos (posts), 40 milhões de curtidas e 40 milhões de seguidores. Em entrevista por e-mail para Mobile Time, Mayank Bidawatka, cofundador do Koo, se mostra bastante otimista, com intenção de expandir mais fortemente para o mercado brasileiro. Inclusive, já começaram as contratações de pessoas “versadas no português brasileiro” para dar suporte à plataforma, e acredita que o País se consolidará como um dos principais mercados da rede no futuro.

Confira a entrevista a seguir.

MOBILE TIME – Antes de sexta-feira, 18, quantos usuários brasileiros havia na rede social?

Mayank Bidwatka – Cerca de 2 mil.

Quantos brasileiros entraram na rede social na sexta-feira, 18? Desde esse dia, os usuários brasileiros continuam crescendo?

Até o momento, tem mais de 50 milhões de downloads e é usado em vários países. Koo App recebeu uma tremenda resposta e amor do Brasil, com mais de 2 milhões de usuários baixando o aplicativo em 4 dias após o lançamento. Koo registrou 3,5 milhões de Koos, 40 milhões de curtidas e 40 milhões de seguidores nesse curto espaço de tempo, mostrando como essa comunidade é bem unida. Celebridades famosas como Ronaldinho, Felipe Neto, Claudia Leitte, o ator Babu Santana, a autora Rosana Hermann e o portal de notícias Choquei aderiram ao Koo App. A celebridade Felipe Neto se tornou a mais seguida, ultrapassando ~ 750 mil seguidores em apenas 8 dias após ingressar na plataforma. Koo agora tem mais de 400 contas verificadas do Brasil.

Em entrevistas recentes, vocês comentaram que pretendiam expandir para os mercados asiáticos, mas também para os Estados Unidos. Com a invasão brasileira, vocês mantiveram seus planos ou pretendem investir mais no mercado brasileiro, que acabou se impondo sobre vocês?

Com Koo, nosso objetivo é conduzir a liberdade de expressão digital para bilhões de vozes. Nosso próximo foco é informar aos usuários que agora temos uma forte alternativa aos microblogs existentes. O plano é levar nosso produto para o resto do mundo. Continuaremos a expandir nossa rede para outras geografias e introduzir mais idiomas para permitir que os usuários se comuniquem no idioma de sua escolha. Nos próximos dias, lançaremos mais de 15 novos idiomas globais.

Nosso objetivo é dobrar a aposta no mercado brasileiro. Estamos muito confiantes de que o Brasil também será um dos nossos principais mercados no futuro.

Vocês pretendem contratar brasileiros para acelerar a expansão no País?

Sim. Acreditamos no emprego local. Ainda estamos no começo, mas estamos contratando pessoas bem versadas no português do Brasil para dar suporte a várias operações na plataforma.

Quais serão as próximas novidades de Koo para o público brasileiro?

Koo

O Koo continua conquistando corações no País e em breve oferecerá a capacidade de importar tweets e seguir listas do Twitter para uma conta Koo, para uma transição perfeita. Também permitiremos que todos os usuários autoverifiquem suas contas. Muitos novos lançamentos estão planejados com uma série de melhorias menores para o aplicativo. Fizemos uma pesquisa pedindo feedback aos usuários também. Recebemos mais de 300 solicitações de recursos. Isso mostra o quanto os usuários estão envolvidos com a plataforma. Vamos trabalhar em todos os recursos que façam sentido.

Rumores de que o Twitter iria acabar foram os principais motivos para os usuários brasileiros migrarem para o Koo. E agora? Como manter esses usuários em sua rede social?

Essa preocupação ainda se mantém. As novas mudanças no Twitter vieram para ficar. Há claramente um novo proprietário com inclinação para a direita. Espera-se que os usuários paguem por coisas que oferecemos gratuitamente. O novo ambiente tóxico é uma realidade da qual muitos usuários têm falado.

A maior diferença entre o Koo e o Twitter está em nossa filosofia. Nossa missão é unir o mundo apesar das barreiras linguísticas. Hoje o mundo fala milhares de idiomas. Queremos ajudar todos a conversar uns com os outros, independentemente do idioma. Todas as funcionalidades do nosso app focam nessa missão:

– Ajudamos os usuários a selecionar um idioma de sua escolha ao fazer login.

– Mostramos a eles uma lista completa de criadores que eles podem seguir (guia de pessoas), em seu idioma. Nenhuma outra plataforma social faz isso da maneira como fazemos.

– Na seção de criação, eles podem criar uma mensagem e publicá-la em seu idioma nativo.

– Eles também podem postar a mesma mensagem em vários idiomas globais, ajudando-os a alcançar comunidades linguísticas muito maiores e diversificadas. Nenhuma plataforma social no mundo tem esse recurso e capacidade. É o nosso fluxo de produto com patente pendente.

– Ajudamos os usuários a consumir essas postagens no idioma de sua escolha por meio da funcionalidade “tradução”.

Esses recursos ajudam os usuários a se conectarem, independentemente do idioma que falam. A estrela global do esporte Ronaldinho entrou na plataforma em 24 de novembro e postou em vários idiomas indianos e inglês. Agora você não o verá fazer isso em nenhuma outra plataforma, incluindo Twitter e Instagram. Isso é o que diferencia o Koo de todas as plataformas sociais do mundo! Felipe Neto e muitas outras celebridades começaram a postar em vários idiomas no Koo.

Somos fiéis à nossa missão de unir o mundo em suas línguas apesar das barreiras linguísticas.

Além disso, temos muitos novos recursos que capacitam usuários e criadores.

– Postagens multilínguas;

– 10 fotos de perfil versus uma em outras plataformas;

– Página de perfil imersiva versus foto de perfil pequena no Twitter;

– 10 anexos de imagens versus quatro no Twitter;

– Vídeos mais longos de graça versus vídeos pagos de acordo com a identificação azul do Twitter;

– Recurso de agendamento de postagens;

– Descoberta para novos criadores por meio da guia Novo;

– Fale com o recurso de tipo, onde os criadores podem criar uma postagem falando sua mensagem;

– Resumo das estatísticas enviadas todos os dias aos criadores.

– Em breve, permitirá que todos os usuários sejam autoverificados e provem que são humanos de uma maneira muito simples e elegante em segundos, de graça. Considerando que o Twitter cobrará de seus usuários US$ 8 todos os meses pela mesma coisa!

– Somos muito transparentes como empresa. Publicamos nossos critérios para ser verificado em nosso site. Nossos algoritmos são públicos. Nenhuma plataforma social no mundo fez isso.

– Somos uma organização neutra. Não dizemos aos nossos usuários o que fazer e o que não fazer. Você deve ter notado recentemente que Elon Musk pediu aos usuários na América que votassem no partido Republicano, caso ainda não tivessem decidido. Isso é um grande viés e uma plataforma social não pode e não deve impor suas inclinações a seus usuários.

– Somos uma empresa muito humana e quando os usuários e personalidades eminentes interagem conosco, suas dúvidas são resolvidas em minutos. Isso é raro nas redes sociais.

Há uma longa lista de coisas que diferenciam Koo do Twitter. Vamos lançar stories e vídeos ao vivo além de mais de 20 novos recursos nos próximos tempos.

Koo abriga uma comunidade muito positiva e vibrante que interage muito mais aqui do que em qualquer outra plataforma do mundo. Todos se sentem bem-vindos e iguais em nossa plataforma. Acreditamos na inclusão. Twitter é mais como um clube exclusivo.

Com um êxodo em massa no Twitter, à medida que os usuários se sentem insatisfeitos com as mudanças desfavoráveis e políticas agressivas de Elon Musk, Koo está pronto para receber novos usuários em sua plataforma. Koo é sobre os usuários finais. Respeitamos os direitos de todos os usuários e queremos que eles sintam que são importantes aqui. Koo é uma plataforma simples e transparente, de fácil utilização, focada na criação de uma comunidade global inclusiva. Os usuários têm adorado e apreciado as novas experiências e recursos do Koo.

O Koo procura consolidar ainda mais sua posição globalmente, disponibilizando o aplicativo para mais países que falam português, além de lançar em outros idiomas globais. Koo tem ambições globais e se expandirá rapidamente para outras regiões do mundo nos próximos meses.

Como foi, internamente, a chegada de tantos brasileiros na plataforma?

Estamos muito felizes em ver o tipo de amor e apoio que o Brasil tem nos mostrado. A equipe ficou curiosa no início e depois ficou extasiada com o fato de tantos usuários virem de uma nova geografia. Os brasileiros são um grande povo. O amor e o apoio que recebemos desta comunidade foi animador. Nós amamos os brasileiros, seu humor e sua vibe!

O povo brasileiro é muito brincalhão e a possibilidade de gerar trocadilhos sem fim com o nome da rede social é um incentivo para que tantos brasileiros se cadastrem no Koo. Você acha que a entrada de tantos brasileiros pode ser temporária?

As piadas os atraíram, mas o valor que eles veem agora é real. Eles estão percebendo como somos uma rede social humana. Nossos números permaneceram estáveis. Nosso noivado está nas alturas. Geramos mais valor para os usuários do que qualquer outra rede social no mundo. Nosso feed de pessoas ajuda as pessoas a se conectarem com milhões de outras pessoas que falam a mesma língua. Mostre-nos uma rede social que faz isso. Isso resultou em um engajamento muito maior para todos e é isso que eles amam. A comunidade não é tóxica de acordo com muitos usuários e eles estão adorando as interações aqui.

O povo brasileiro é muito brincalhão e a possibilidade de gerar trocadilhos sem fim com o nome da rede social é um incentivo para que tantos brasileiros se cadastrem no Koo. Você acha que a entrada de tantos brasileiros pode ser temporária?

As piadas os atraíram, mas o valor que eles veem agora é real. Eles estão percebendo como somos uma rede social humana. Nossos números permaneceram estáveis. Nosso engajamento está nas alturas. Geramos mais valor para os usuários do que qualquer outra rede social no mundo. Nosso feed de pessoas ajuda os usuários a se conectarem com milhões de outras pessoas que falam a mesma língua. Mostre-nos uma rede social que faz isso. Isso resultou em um engajamento muito maior para todos e é isso que eles amam. A comunidade não é tóxica de acordo com muitos usuários e eles estão adorando as interações aqui.

Aqui está um tuíte de exemplo de como as pessoas se sentem:

https://twitter.com/pablovillaca/status/1594715568208285698?t=Xe9RiWHKXmYba5QiHBf4aQ&s=08

Qual é o modelo de negócios do Koo? Como vocês pretendem ganhar dinheiro com a rede social?

Estamos muito bem capitalizados. Vamos nos concentrar no crescimento, na consolidação, na felicidade do criador e na introdução de novos recursos interessantes. Nosso objetivo é criar uma plataforma que possa ajudar usuários e criadores a se beneficiarem da troca monetária que ocorre entre a plataforma e os anunciantes. Acreditamos em oferecer a plataforma gratuitamente aos usuários para que possam desfrutar de uma Internet gratuita. Para fazer isso, temos que monetizar usando outros meios, como anúncios. Permitiremos muitos outros meios de agregar valor aos criadores e estes também serão monetizados.

Qual era a meta de MAUs (usuários ativos mensais) ou DAUs (usuários ativos diários) da rede social para este ano? Recentemente, vocês alcançaram 50 milhões de usuários. Quantos você pretende atingir até o final deste ano?

Koo é o segundo maior microblog disponível para o mundo e teve um crescimento tremendo com aumento consistente de downloads – ultrapassou recentemente a marca de 50 milhões, como você mencionou. Temos usuários de vários países, incluindo Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Cingapura, Canadá, Nigéria, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nepal, Irã e Índia, e esperamos continuar crescendo globalmente.

Koo tem uma jornada muito interessante pela frente. Fazemos parte de uma indústria de ritmo muito rápido, onde você precisa ser extremamente ágil. Dez dias atrás não poderíamos ter previsto o que aconteceu no Brasil. Vamos expandir para muitas novas regiões do mundo nas próximas semanas. Com certeza superaremos todas as nossas previsões nos próximos 12 meses. Koo será uma das marcas globais mais reverenciadas nos tempos que virão.