A faixa de 450 MHz é uma das que mais desperta o interesse do mercado para a implementação de redes celulares privativas com autorização de Serviço Limitado Privado (SLP). Isso foi confirmado durante a consulta pública 44/2023 sobre a proposta de ato que consolida os requisitos técnicos para a implementação dessas redes privativas em diversas faixas de frequência, incluindo também 410 MHz, 2,3 GHz, 3,7 GHz, dentre outras.

De acordo com técnicos da Anatel ouvidos por Mobile Time, durante a consulta pública surgiram muitas dúvidas sobre o uso da faixa de 450 MHz para SLP. A agência reforça que essa faixa está, sim, liberada para esse uso em caráter secundário, com blocos agrupáveis de 100 KHz, até o limite de 5 MHz. Essas e outras dúvidas serão sanadas em reunião aberta ao público sobre o referido ato no dia 29 de novembro, na Anatel.

A faixa de 450 MHz chegou a ser entregue para as operadoras móveis, para uso em telefonia celular, mas foi retomada pela agência reguladora ao longo dos últimos anos por falta de utilização. Essa frequência é atraente principalmente para o setor de energia, interessado na implementação de redes privativas para telemetria e automação de suas redes de transmissão e distribuição. Por ser uma faixa aprovada pelo 3GPP, há variedade de fornecedores e serve também para a comunicação de técnicos em campo. Em março deste ano, o presidente da UTCAL destacou a preferência do setor elétrico por essa faixa, em entrevista para Mobile Time.