O Itaú testa desde o começo do ano a API de SIM Swap do Open Gateway, algo que  começou a entrar em operação logo após o lançamento da iniciativa no MWC em Barcelona, Espanha. A informação foi confirmada com exclusividade pelo superintendente de tecnologia do banco, Augusto Nellesen, que revelou testes com as outras duas APIs disponíveis para o Brasil: validação de número e localização de dispositivo.

No SIM Swap, a instituição colocou a API para dispositivos de adquirência (máquina de pagamento, por exemplo). Segundo Nellesen, essa aplicação já está em produção internamente.

Por sua vez, a validação de número está em testes para confirmar se o cliente está com seu cartão em uma transação. E a de localização de dispositivo servirá para lembrar o correntista sobre o aviso viagem, em comunicação por SMS. Essas duas aplicações entram em operação dentro de seis meses.

Operadoras

Como painelista no evento Itaú 5G Tech Day na última quarta-feira, 22, Alex Salgado, CRO da Vivo, defendeu que as APIs do Open Gateway auxiliam os bancos em autenticação do cliente e combate à fraude ao usar apenas o número de identidade do dispositivo, o device ID.

“Quando olhamos a autenticação da aplicação, o ID do device, por exemplo, eu sei quem é o usuário e posso bloqueá-lo. Não precisa de senha e login. Isso também reduz a fricção (e custo) do token”, afirmou Salgado, acrescentando que agora é uma questão de fazer MVPs, colocar em prova e depois “evoluir para criptografia fim a fim”.

Por sua vez, Alexandre Gomes, diretor executivo da Embratel, lembrou que o foco inicial do padrão aberto das operadoras são as três APIs para auxiliar no combate à fraude. Explicou ainda considerar as outras cincos APIs que miram em qualidade sob demanda, checagem de device, carrier billing e descoberta simplificada de edge computing, há uma gama de opções que os bancos podem experimentar como biometria em tempo real (face com geolocalização), flexibilidade da presença física (compra rápida)  e o embedded finance. “Open Gateway não tem volta”, assegurou Gomes.