Richard Yu no lançamento do chip em Pequim

[ATUALIZADA 28/01/2019] A Huawei é conhecida pelos seus smartphones e por produzir equipamentos para redes e telecomunicações. Mas, nesta quinta-feira, em Pequim, a gigante chinesa anunciou o Balong 5000, um chip que suporta a rede 5G. A fabricação de chips é uma novidade na empresa chinesa e pode ser encarada como um alfinetada nos norte-americanos, principais fornecedores de chipsets no mundo.

A Huawei informou no anúncio, reportado pelo site Telecoms, que o chip pode fornecer 4,6 Gbps em sub-6 Ghz e 6,5 Gbps em ondas milimétricas. Ele também afirma ser o primeiro chip a suportar arquiteturas 5G independentes e não autônomas e o primeiro a suportar comunicações V2X.

A gigante chinesa também lançou outros dois produtos. O primeiro deles é o 5G CPR Pro, um roteador 5G que usa tecnologia Wi-Fi 6 para atingir velocidades de quase 5 Gbps.

Já o segundo é o chip de núcleo de estação radiobase Tiangang 5G, capaz de controlar 64 canais de beam-forming, ter maior capacidade de computação e maior eficiência de energia.

“A Huawei agora possui recursos líderes do setor para oferecer 5G end-to-end, com redes 5G simplificadas e operações e manutenção simplificadas”, disse o diretor executivo da Huawei e CEO da Carrier Business Group, Ryan Ding. “Estamos liderando o lançamento comercial do 5G e construindo um ecossistema maduro da indústria.”

Próximos passos

O CEO do Consumer Business Group da Huawei, Richard Yu, aproveitou os anúncios para espantar a onda negativa desde a prisão da CFO da empresa Meng Wanzho. Ele disse que a Huawei está otimista e que espera, em breve, ultrapassar a Samsung em vendas de smartphones ao varejo. Ele também disse que irá apresentar, durante o MWC, em Barcelona, no fim de fevereiro, o modelo de celular 5G dobrável. A última a divulgar imagens de um protótipo duplamente dobrável, no caso, foi a Xiaomi.