O Facebook corre sérios riscos de ser multado novamente na Itália pela autoridade de concorrência do país, a Autorita ‘Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM). O valor dessa vez seria de 5 milhões de euros e o motivo, ignorar sua decisão anterior.

Em dezembro de 2018, a empresa de Mark Zuckerberg foi multada em 10 milhões de euros por violar o código de consumidor italiano. Porém, de acordo com o site Telecoms.com, o Facebook parece não ter consertado as violações e enfrentará mais uma investigação que poderá multar a mídia social em 5 milhões de euros. A nova investigação foi confirmada pelo Tribunal Administrativo Regional do Lazio.

A autoridade pede transparência ao Facebook. O regulador quer que a companhia norte-americana seja clara com seus usuários informando-os como os dados pessoais são coletados, armazenados e analisados para fins comerciais. Isso deverá ser feito por meio de publicação de uma declaração de alteração na página inicial de seu site, no aplicativo e na página pessoal de cada usuário italiano registrado, caso os procedimentos considerem o Facebook culpado.