Apple

A Apple foi multada em 10 milhões de euros pela Autorità Garante Della Concorrenza e del Mercato (AGCM) nesta segunda-feira, 30. De acordo com o documento publicado pelo regulador italiano, a fabricante apresentou uma “prática comercial incorreta” na veiculação da resistência a respingos e líquidos em modelos de iPhone.

A GCM citou no processo que nas campanhas promocionais e comunicações com o consumidor não diziam que a proteção funcionava em circunstâncias específicas, como profundidade máxima de quatro metros por 30 minutos. Assim como deixaram de indicar limitação na garantia para danos causados por líquidos. E a companhia teria resistido a prestar assistência pós-venda aos donos de smartphones danificados por líquidos.

As falhas de comunicação, suporte e pós-venda ocorreram das famílias do iPhone 8 ao iPhone 11.

A multa aplicada pelo regulador se refere a 17% da receita de 60 milhões de euros da Apple Itália, valor somado entre setembro de 2018 e o mesmo mês de 2019. Do total da multa, 5 milhões de euros foram aplicados pela falta de assistência e suporte ao consumidor; os outros 5 milhões de euros são por não alertar o consumidor sobre as circunstâncias da resistência à água.