O mercado de redes celulares privativas (RCPs) são a principal aposta da fabricante chinesa de infraestrutura de telecomunicações Sunwave na América Latina em 2024. Se no ano passado esse segmento respondeu por menos de 10% do faturamento da companhia na região, este ano a expectativa é de que chegue a 30%, informa o vice-presidente de vendas da Sunwave na América Latina, Gustavo Kretschmer, em conversa com Mobile Time. 

Hoje a maior parte da receita da empresa na região provém de projetos de DAS (Distributed Antenna System) para cobertura móvel indoor, como em shoppings e estádios – muitos deles em parceria com a QMC. Como nesse segmento a Sunwave já é uma referência, a empresa vai dedicar especial atenção este ano para crescer com RCPs.

“DAS é um mercado que está maduro e que a gente já conhece bem. Continua sendo nosso principal negócio, mas o esforço este ano vai estar em RCPs. Temos muita demanda disso, não apenas no Brasil, embora aqui o cenário ajude: tem banda de frequência disponível, tem regulamentação etc”,  comenta o executivo.

No Brasil a Sunwave já forneceu equipamentos de rede de acesso para cerca de dez RCPs, incluindo um porto e uma mineradora. A expectativa é de dobrar este número em 2024. O segmento de ISPs é um dos que deve demandar esse tipo de projeto.

Na América Latina, além do Brasil, Kretschmer destaca o interesse por RCPs  no Chile, especialmente para mineração; no México, para óleo e gás; e na Colômbia, para transportes. 

A Sunwave fornece uma solução fim a fim para RCPs, desde o core até CPEs industriais, passando por antenas 4G e 5G. O vice-presidente da Sunwave ressalta, contudo, que a empresa não pretende atuar como integradora. Um dos seus desafios para desenvolver o mercado brasileiro está justamente em encontrar integradores de qualidade para projetos de RCPs e treiná-los. 

“Isso é resolvido criando uma relação de longo prazo. Não são parcerias por projeto, mas parcerias bem constituídas em que a gente investe no integrador. Queremos transferir conhecimento que temos da China e da Europa e trazer para nossos integradores na América Latina. Queremos integradores que se identifiquem com a nossa cultura e com a nossa solução”, descreve. Ao redor do mundo a Sunwave já participou de centenas de projetos de RCPs, afirma o executivo. 

Crédito da imagem no alto: ilustração produzida por Mobile Time com IA generativa