Como já era evidente durante a feira Consumer Electronic Show (CES) nos Estados Unidos em janeiro, a Intel está querendo entrar de vez no atraente mercado móvel. A empresa lançou nesta segunda, 24, na Mobile World Congress em Barcelona, o processador Atom Z3480 de 64 bits (conhecido também como Merrifield) para smartphones e tablets. O componente tem 2,1 GHz de velocidade e é desenhado para garantir maior duração de bateria nos aparelhos equipados com o sistema operacional Android.

A Intel explica que o processador é baseado na microarquitetura Silvermont, de 22 nanômetros, e conta com a tecnologia de gráficos PowerVR Series 6 Graphics IP da Imagination Technologies. Segundo a empresa, ele foi projetado para pareamento simples com o chipset XMM 7160 LTE e possui uma solução que gerencia dados do sensor para manter aplicações inteligentes e com reconhecimento de contexto.

Mesmo com essa plataforma recém-lançada, a Intel já prepara terreno para a próxima geração, chamada de Moorefield. Será outro processador Atom de 64 bits, mas que adiciona dois núcleos de até 2,3 GHz, GPU melhorada e suporte para memória mais rápida. O chipset será otimizado para a plataforma LTE XMM 7260. O componente estará disponível a partir do segundo semestre deste ano.

Por sua vez, o XMM 7260, também apresentado nesta segunda-feira, é um chipset para conexão LTE com suporte às tecnologias TDD-LTE e TD-SCDMA. Segundo a Intel, ele é capaz de alcançar pico de taxa de dados no LTE-Advanced de até 300 Mbps de downlink e 50 Mbps de uplink. Já a geração atual, o chipset XXM 7160, tem expandido seu alcance ao ser certificado para funcionar em 70% das redes LTE no mundo. Acer, ASUS, Dell, Lenovo e Samsung se comprometeram a lançar dispositivos com essa plataforma, ainda de acordo com a Intel.

Soluções para desenvolvedores

Outra novidade anunciada em Barcelona foi o Integrated Native Developer Experience, um pacote de desenvolvimento para aplicativos explorarem os recursos da arquitetura de processadores da fabricante rodando em sistemas Android e Windows. A System Studio, por sua vez, é para o desenvolvimento de sistemas e embarcados, e o kit para desenvolvedores XDK é para aplicativos baseados em HTML5.

Colaborações

A Intel ainda comunicou que conseguiu firmar acordos plurianuais com Lenovo, Asus, Dell e Foxconn para mais produtos móveis com o processador da fabricante. Além disso, a empresa anunciou colaboração com a Alcatel-Lucent e Cisco para Network Functions Virtualization (NFV) baseada na arquitetura Intel para Internet das Coisas.

A companhia deverá ainda disponibilizar em parceria com a sua controlada McAfee com soluções de segurança, especialmente a Intel Device Protection Technology (DPT), que será integradoaa provedores de gestão de dispositivos móveis como AirWatch e Citrix.