O iPhone 5S é o primeiro e único smartphone com um processador de 64 bits… por enquanto. Mas o maior competidor da Apple, a Samsung, já se posicionou dizendo que também terá smartphones com essa característica.

“Não em um período curto. Mas, sim, nossos próximos smartphones terão a funcionalidade de processamento de 64 bits”, disse Shin Jong-kyun, chefe dos negócios de mobilidade da Samsung, ao Korea Times. O smartphone top de linha da empresa comercializado agora é o Samsung Galaxy S4, que tem um processador de 32 bits.

A Apple criou o iOS 7 para suportar um processador de 64 bits, mas o Google ainda não fez essa transação no Android, o que será necessário quando a Samsung decidir lançar os dispositivos com essa tecnologia. Além disso, segundo o site AllThingsDigital, é necessário que o smartphone tenha 4 GB de RAM para que o usuário possa aproveitar todas as vantagens do processador.

O executivo da Samsung  também afirmou que a fabricante vai expandir seus negócios na China para competir com a Apple. “A Samsung entende que a Apple pretende alavancar seus negócios de mobilidade na China, assim como no Japão, o que significa que devemos nos esforçar mais nesses países”, disse Jong-kyun. “A Apple acredita que pode alavancar sua participação de mercado na China graças à uma percepção mais forte da marca. Contudo, com preços melhores, uma linha de produtos diversificada e parcerias sólidas com canais locais, a Samsung planeja manter seu momento atual na China. Não temos nenhuma razão para deixar que a Apple roube nossa participação de mercado”, disse um outro executivo da empresa ao jornal.