Até o final do ano será lançado o primeiro smartphone desenvolvido no Brasil com foco em segurança e privacidade de dados. Trata-se do GT1, ou GranitePhone, criado pela brasileira Sikur. A empresa, que já é conhecida pela oferta de serviços de comunicação móvel criptografada, decidiu levar a preocupação com segurança também para o hardware. A companhia está definindo o parceiro que vai fabricar o aparelho, com lançamento previsto para o quarto trimestre. O foco serão clientes nas áreas de Defesa e alto escalão governamental na América Latina, América do Norte e Oriente Médio, informa o presidente da Sikur, Cristiano Iop.

O GT1 é um smartphone Android customizado para a segurança. A chave de criptografia do usuário, por exemplo, fica guardada no hardware e só pode ser acessada por um processo executado por um sistema operacional à parte do principal, que é encriptado e está instalado no CPU do aparelho. Além disso, o boot é seguro, impedindo o acesso root e eventuais alterações no sistema operacional, porque a chave impressa no ato de fabricação do aparelho verifica tudo o que for executado depois. Outro diferencial de segurança: os aplicativos rodam em uma área separada da memória, o que protege o usuário de certos tipos de ataques, como chamado "buffer overflow", ou "transbordamento de dados". Por fim, a Sikur inclui uma série de modificações voltadas para a segurança na versão Android instalada no aparelho.

O smartphone virá ainda com os aplicativos de comunicação segura da Sikur para chamadas de voz, chat, videochamada e troca de arquivos. Não será possível instalar nenhum app de fora. "É um celular totalmente blindado. Ele se destina a pessoas que querem ter um aparelho seguro e outro para uso pessoal. É para um nicho bem específico", diz Iop. O preço do GT1 ainda não está definido.

As especificações técnicas do GT1 serão as seguintes: processador de 2,26 GHz, Qualcomm Snapdragon 800; tela de 4,95 polegadas; 16 GB de memória interna e 2 GB de RAM; conectividade 3G e 4G; Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac; câmera traseira de 8 MP e frontal de 1,3 MP; bateria de 2.300 mAh.

GT2

Antes do GT1, no terceiro trimestre, a empresa promete lançar uma outra versão do GranitePhone, o GT2. A diferença, neste caso, é que será um aparelho seguro co-branded com um grande fabricante internacional, a partir de um modelo já existente no mercado e homologado por agências reguladoras da América Latina, América do Norte e Oriente Médio. O GT2 servirá tanto para uso pessoal quanto para uso criptografado. Para tanto, virá com um contêiner de software, onde ficarão instalados os apps de comunicação criptografada da Sikur. Seu preço ainda está sendo definido, mas deve girar em torno de US$ 800.

Para 2016, a Sikur planeja criar uma espécie de loja de aplicativos seguros para a instalação nos GranitePhones. Só serão disponibilizados apps que passem por um processo de verificação da própria Sikur.

A empresa estima vender 80 mil unidades do GT1 e do GT2 este ano no mundo. Os dois projetos serão apresentados na semana que vem Barcelona, durante o Mobile World Congress (MWC).