Sikur; Sikur One

Sikur One chega com adaptações de fábrica para garantir a segurança nas suas comunicações. Foto: divulgação

As brasileiras Multilaser e Sikur se uniram para criar um smartphone ultrasseguro, seguindo o conceito de “zero trust”, que pressupõe não confiar em redes, dispositivos ou usuários. Batizado como Sikur One, trata-se de um aparelho Android com uma série de adaptações de fábrica para garantir a segurança nas suas comunicações. O público alvo são governos e corporações.

Para utilizar o Sikur One, o funcionário de uma empresa precisa receber uma chave criptográfica em seu primeiro acesso, o que vincula o dispositivo à sua pessoa física. Essa chave é gerada em um HSM em uma nuvem privada da companhia e armazenada na área segura do smartphone. O aparelho vem com uma solução de MDM (Mobile Device Management), de forma que somente aplicativos liberados pela empresa podem ser instalados. O Sikur One também traz embarcados softwares de comunicação criptografada desenvolvidos pela Sikur para bate-papo, chamada de voz, videochamada e troca de arquivos.

Entre as outras características de segurança do aparelho estão: impedimento de download de apps em lojas independentes; proibição de reset de fábrica; bloqueio de transferência de dados por cabo USB; possibilidade de apagar dados do aparelho remotamente em caso de perda ou roubo; obrigatoriedade de update do sistema operacional; e diversos ajustes nas configurações de padrão de rede.

Este não é o primeiro smartphone seguro que a Sikur desenvolve. A empresa brasileira já havia apresentado anteriormente o GranitePhone e o SikurPhone. A diferença é que essas versões anteriores tinham um sistema operacional próprio, o Sikur OS. O novo produto usa Android 11 e permite o download de apps nas lojas oficiais, desde que liberados pelo MDM.

“Lá atrás, entendemos que a forma mais segura de ter o controle de todo o ambiente era sendo o proprietário do sistema operacional. Era de fato muito seguro, mas era também muito rígido. Agora entendemos que não precisamos engessar demais: podemos dar maior flexibilidade sem perder segurança”, explica Fábio Fischer, CEO da Sikur, em conversa com Mobile Time.

O handset possui tecnologia 4G, com tela de 6,5 polegadas, 128 GB de armazenamento, 4 GB de RAM, câmera tripla traseira de 13 MP e frontal de 4 MP, processador octacore e bateria de 4 mil mAh.

Modelo de negócios

O Sikur One será comercializado pelos canais de revenda da Sikur no Brasil e no exterior. Eles serão encomendados à Multilaser a cada negócio fechado. Seu preço unitário está em torno de R$ 1,2 mil. A receita com o hardware ficará com a Multilaser, enquanto a receita com os serviços de segurança, com a Sikur.