A paralisação das fábricas chinesas no primeiro trimestre por causa do coronavírus terá um impacto severo na produção mundial de smartphones, já que o país é o principal fabricante mundial de componentes para esses dispositivos. Por conta disso, a produção mundial de smartphones cairá até 30% neste primeiro semestre, projeta a ABI Research.

A firma reconhece que ainda é cedo para realizar previsões para o ano inteiro, porque isso depende da evolução da pandemia pelo mundo. Afinal, além do escassez de insumos fabricados na China, há também uma recessão econômica em andamento, o que vai reduzir de maneira significativa a demanda por smartphones.

De toda forma, a ABI Research aposta que um dos principais impactos acontecerá no segmento de 5G. Havia expectativa de que as vendas de aparelhos com essa tecnologia cresceriam bastante este ano com a chegada dela a modelos mais baratos. Tudo indica, porém, que esse movimento vai demorar mais do que o esperado, ficando provavelmente para 2021.

Esta é uma das primeiras projeções sobre a indústria móvel levando em conta o coronavírus. Por conta da necessidade de se refazerem as previsões anteriores, Mobile Time suspendeu provisoriamente a publicação da seção “Previsões do Tempo Móvel”.