A ABI Research e a International Data Corporation (IDC) divulgaram, nesta semana, suas estimativas em relação ao mercado de handsets em 2012. Os números apresentados pelas respectivas pesquisas diferem um pouco, o que é compreensível, pois nem todos os fabricantes divulgam seus números exatos. Apesar das pequenas diferenças nas quantidades, ambas as pesquisas são unânimes em apontar que os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 foram intensos no mercado global de telefonia móvel.

De acordo com a IDC, 482,5 milhões de aparelhos móveis foram embarcados no último trimestre de 2012, marca superior aos 473,4 milhões de telefones do mesmo período de 2011. No caso específico dos smartphones, foram embarcados, no último trimestre, 219,4 milhões de unidades, o que representa 45,5% do número total de aparelhos. A  ABI Research indica números inferiores: teriam sido  451 milhões de aparelhos embarcados no período, sendo 43% deles smartphones.

Líder no mercado de aparelhos celulares, a Samsung bateu novo recorde no segmento de smartphones em 2012. Segundo a IDC, foram 215,8 milhões de unidades embarcadas em 2012, o que dá à fabricante coreana 39,6 % do mercado de smartphones. No último trimestre 63,7 milhões de aparelhos da Samsung chegaram ao mercado. De acordo com a ABI Research, em 2012, o número de embarques de aparelhos da Samsung cresceu  21,6% e de smartphones, 123,8%.

A Apple aparece em segundo lugar, com 136,8 milhões de aparelhos vendidos em 2012 e 25,1% de market share. No último trimestre, a ABI Research e a IDC afirmam que foram 47,8 milhões de aparelhos embarcados. De acordo com a análise da IDC, a posição da empresa deve-se, sobretudo, à venda modelos mais antigos, em especial o iPhone 4.  A ABI Research ressalta que o crescimento de embarque anual da Apple diminuiu de 96%, em 2011, para 46% em 2012.

Com uma estratégia mais voltada para o mercado de massa, a Huawei aparece, no último trimestre de 2012, como o terceiro maior fabricante global de smartphones, apostando em modelos mais simples e, consequentemente, mais baratos. A empresa, contudo, não se abstém de demonstrar inovações, tendo lançado o dispositivo mais fino do mundo (com 6,68 mm), o P1 Ascend. Em quarto lugar, a Sony embarcou, entre outubro e dezembro, 9,8 milhões de smartphones no mercado mundial, ficando com uma fatia de 4,5% de participação.

Já a ZTE manteve sua posição entre os cinco maiores fornecedores graças à sua estratégia de diversificação de mercados. A empresa que tradicionalmente concentra suas vendas na China, onde está sediada, tem esforçado-se para conquistar espaço no exterior. No último trimestre, a companhia chinesa embarcou, segundo a IDC,  9,5 milhões de smartphones. A estimativa da ABI Research é ainda melhor, sugerindo 11,2 milhões embarques de smartphones.