Durante a pandemia do novo coronavírus o Tinder (Android, iOS) registrou algumas mudanças no comportamento de seus usuários, em especial os da Geração Z (jovens de 18 a 25 anos), que representa mais da metade de seus usuários. Segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo, as conversas entre aqueles que deram match foram 32% mais longas do que a média registrada no ano passado. Houve também aumento no uso de videochamadas da plataforma com quase metade desse público conversando por meio do vídeo e um terço estava fazendo mais atividades virtuais compartilhadas. E 40% dessas pessoas planejam continuar usando a ferramenta para conhecer gente nova, mesmo quando a pandemia acabar.

De acordo com o relatório “O futuro será fluido”, desenvolvido pelo Tinder, 2020 foi o ano mais agitado para a plataforma. O envolvimento e a atividade do Tinder cresceram ao longo do ano com, por exemplo, 11% mais swipes (arrastar para esquerda ou para a direita para descartar alguém ou esperar que dê match) e 42% mais matches por membro do Tinder.

Datas específicas

Em 29 de março de 2020, os swipes no Tinder atingiram seu pico: foram 3 bilhões em um único dia. Depois dessa data, a plataforma registrou 3 bilhões de swipes por dia mais 130 vezes no ano passado.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, o Tinder registrou aumento de 19% no número de mensagens enviadas na plataforma na comparação com o mesmo mês em 2019.

Sem dourar a pílula

Segundo o estudo, os usuários da plataforma estão mais sinceros e mais diretos ao ponto. Palavras como “ansiedade” e “normalizar” na biografia aumentaram no período da pandemia. Ansiedade cresceu 31% e normalizar foi vista 15 vezes mais do que em 2019. Entre os exemplos extraídos da plataforma estão comentários como:“1m60 de pura depressão e ansiedade. Vamos curtir e fazer carinho em um gato?” ou “Cicatrizes, tatuagens, estrias: não estou nem aí”.

A pandemia trouxe mais discussões sobre limites pessoais. Os membros do Tinder usaram suas biografias para deixar suas expectativas claras: a frase ‘usar máscara’ aumentou 100 vezes durante o curso da pandemia, ‘limites’ está sendo usado mais do que nunca (aumento de 19%) e o termo ‘consentimento’ aumentou 11%. Entre frases encontradas em bios, está: “If U Wanna be my lover…Vamos falar sobre nossos desejos E nossos limites” ou “Se você conseguir me descobrir no Among Us, eu vou te dar um beijo … (com o seu consentimento, é claro)”.

O Tinder registrou aumento também nas menções de “vacina” (até 8x) e “anticorpos” (até 20x) desde o início da pandemia, conforme os usuários colocavam em suas biografias para postar seus resultados de teste de anticorpos positivos e confirmações de vacinas.

Os encontros no mundo real não deixaram de acontecer, mas muitos buscaram ambientes alternativos para isso. O Tinder viu um aumento de 3 vezes da menção de “fazer uma trilha”, por exemplo, nas biografias e solicitações para atividades de encontros.

Por outro lado, a importância do toque físico também se mostrou importante. Com o isolamento social, os membros do app estão usando suas biografias para buscar afeto, como segurar as mãos, abraçar ou alguém para fazer um cafuné: o uso da palavra “abraço” cresceu 23%, e “segurar as mãos” aumentou 22%. Exemplos de frases encontradas: “Aqui procurando por abraços” ou “Alguém segura minha mão?”.

Vale dizer que, em outubro de 2020, mais de 40% dos membros do Tinder com menos de 30 anos não tinham encontrado alguém pessoalmente.

Todos os dados do relatório são extraídos de perfis do Tinder ou atividades agregadas do aplicativo. Os dados foram coletados de janeiro de 2020 a fevereiro de 2021.