Quicko

Escritório da Quicko. Foto: divulgação

A finlandesa MaaS Global, desenvolvedora do app de mobilidade Whim, adquiriu a startup brasileira Quicko (Android, iOS), app de mobilidade urbana que reúne informações sobre transporte público e bicicletas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

A transação ocorreu mediante pagamento em ações emitidas pela MaaS. Neste caso, a CCR, empresa dona da Quicko, mantém a participação no negócio, mas agora como acionista da MaaS Global. A equipe de 60 pessoas da startup brasileira deve permanecer, sendo incorporada à empresa finlandesa, e o CEO da Quicko, Pedro Somma, torna-se o diretor de estratégia (CSO na sigla em inglês) da MaaS Global. Confira aqui o anúncio da aquisição.

A ideia das empresas é integrar as plataformas, que serão transformadas em um único app, levando para esse novo produto o que cada empresa tem de melhor.

“Conversamos sempre com eles. Mas, ao longo dos últimos seis meses, a gente entendeu que existe uma complementaridade do que está sendo desenvolvido aqui e lá, e a fusão passou a fazer sentido. Eles têm um produto com uma tecnologia bem desenvolvida de venda e validação de transporte, oferecem planos para serem usados em táxi, bicicletas, entre outros modais. E a gente desenvolveu uma plataforma de roteirização muito boa, com dados em tempo real do transporte público”, resume Somma.

Ainda não está certo quando o nome do aplicativo vai mudar. “Teremos uma conversa nos próximos dias a respeito”, diz Somma. De acordo com o novo CSO da MaaS Global, as empresas estão trabalhando na integração entre as plataformas, que deve acontecer em um prazo de 100 dias.

A ideia é que a MaaS Global faça, até o final do ano, uma rodada de Série C para entrar mais recursos de modo a viabilizar os próximos passos da empresa. Vale lembrar, a Quicko recebeu em maio de 2021 um aporte de R$ 100 milhões e rodada série B de investimento, liderada pelo Grupo CCR e J2L Partners com 80% e 20%, respectivamente.

MaaS Global

A empresa finlandesa nasceu em 2015, em Helsinque, e tornou-se uma das líderes mundiais em mobilidade urbana com o desenvolvimento do aplicativo de planejamento de rotas Whim, que atualmente é utilizado em diversas cidades europeias – como Viena, Barcelona e Madri – e em Tóquio. Vários investidores estratégicos e financeiros, como Mitsui Fudosan, Ferrovial, Tesi, NordicNinja, Vaudoise, Denso, Toyota Financial Services, Swiftcom, Karsan Otomotiv, Transdev e Aioi Nissay Dowa, investem na MaaS.