A operadora móvel colombiana Avantel está desenvolvendo um aplicativo móvel para permitir que todos os seus assinantes consigam realizar chamadas com áudio de alta definição em VoLTE. O lançamento deve acontecer até o fim do ano, disse Martha Romero, CTO da Avantel. A executiva participou do seminário 5G & LTE Latin America, nesta quarta-feira, 24, no Rio de Janeiro.

A Avantel lançou VoLTE em sua rede 4G em 2015. A operadora tem 2 milhões de assinantes, dos quais 550 mil são pós-pagos. Destes, 330 mil possuem smartphones habilitados a realizar chamaras VoLTE, mas apenas 160 mil efetivamente utilizam o serviço. Romero explica que muitos usuários não sabem configurar seus aparelhos para essa tecnologia, o que tem levado a operadora a realizar campanhas para ensiná-los.

O app, por sua vez, permitirá que os assinantes pós-pagos da Avantel que não possuem aparelhos habilitados para VoLTE consigam realizar chamadas de alta definição para aqueles que têm dispositivos capacitados. Na prática, será uma chamada de VoIP pela rede de dados.

Outras operadoras colombianas também oferecem VoLTE, mas por enquanto não há interoperabilidade entre elas. Ou seja, só é possível realizar uma chamada VoLTE para outro cliente da mesma operadora. Romero explica que a interoperabilidade em VoLTE só não foi feita até agora porque a regulamentação não exige que seja feita.