Galaxy M10, M20 e M30 serão vendidos apenas por meio de e-commerces

A Samsung apresentou nesta quarta-feira, 24, o seu portfólio de smartphones para a faixa de entrada e intermediária, o Galaxy M, que substituirá os produtos da antiga série Galaxy J. Este é o primeiro rol de produtos da fabricante destinado exclusivamente ao comércio eletrônico, ou seja, os handsets M10, M20 e M30 só podem ser comprados por meio de e-commerces parceiros e da própria marca sul-coreana.

De acordo com Renato Citrini, gerente sênior da divisão de produtos móveis na Samsung Brasil, a companhia não pretende lançar os dispositivos da família M no varejo de rua. Questionado sobre movimentos similares – venda só online – que não deram certo no passado, como aqueles da Xiaomi e da Quantum, o executivo disse que o momento no varejo nacional é único, pois o segmento começa a ficar “mais maduro” para alcançar os consumidores: “Olhamos os números do varejo online e começamos a ver uma maturidade e robustez, principalmente no varejo mobile. Cada vez mais, as pessoas estão comprando no m-commerce”.

Por sua vez, Daniel Couri, diretor sênior de vendas da Samsung Brasil, explicou que sua empresa é forte nos canais de venda. O executivo lembrou que um em cinco smartphones são comprados pela web no Brasil e que a Samsung cresceu o dobro (10,7%) em vendas neste canal ante a média do mercado (5,2%), segundo dados da GfK.

Importância do m-commerce

Segundo Fabio Fialho, diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), que estava presente no lançamento dos dispositivos, o comércio móvel representou 43% das compras no e-commerce no fim do primeiro trimestre de 2019. Para ele, esse movimento mostra a importância do m-commerce no cotidiano do consumidor.

Fabio Fialho, diretor da Abcomm

Dispositivos

Couri ainda frisou que os produtos Galaxy M foram criados “do online para o online”. Ou seja, a fabricante buscou entender as demandas do consumidor móvel e integrou essas necessidades aos smartphones. Entre os diferenciais que a marca apresenta nos handsets, o diretor destacou câmeras, telas e baterias.

Como um produto de entrada, o Galaxy M10 tem tela de 6,2 polegadas, processador octa-core de 1.6 GHz Exynos 7884, 3GB de RAM e 32 GB de memória interna (expansível com microSD 512 GB), segurança com biometria e reconhecimento facial, bateria de 3.400 mAh, dual SIM, câmera traseira dupla – uma principal de 13 MP e uma ultra angular de 120 graus em 5 MP – e  câmera frontal de 5 MP.

Para a categoria intermediária, a Samsung apresentou os dispositivos Galaxy M20 e Galaxy M30. Ambos vêm com processador octa-core de 1.8 GHz Exynos de 7904, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento (expansível com microSD de 512 GB), biometria com reconhecimento facial e leitor de impressão digital, USB Tipo-C, Dual SIM e bateria de 5.000 mAh.

A diferença dos dispositivos está na câmera e no tamanho da tela: M20 tem tela de 6,2 polegadas, câmera traseira dupla – principal de 13 MP e ultra angular de 120 de 5MP – e uma câmera frontal de 8 MP; e o M30 possui tela de 6,4 polegadas, câmera tripla – principal de 13 MP  uma de profundidade de 5 MP e outra ultra angular de 5 MP de 120 graus – e a câmera frontal de 16 MP.

No hands-on (teste de primeira impressão) feito por Mobile Time, notou-se que os handsets usam Android Oreo (8.1) e a interface de usabilidade Samsung User Experience 9.5. Ou seja, os smartphones não vêm com a versão mais nova do Android (Pie 9.0) e não possuem a interface One UI, lançada recentemente pela companhia.

Renato Citrini, gerente sênior da divisão de produtos móveis da Samsung Brasil

Estratégia e disponibilidade

Renato Citrini, da Samsung, explicou que além das lojas de sua marca, os dispositivos estarão disponíveis nos sites do Grupo B2W (Submarino, Americanas.com e Shoptime). Nesses e-commerces, a estratégia de venda será similar àquela usada nos dispositivos mais caros da Samsung, Galaxy S e Galaxy Note: a primeira fase é um pré-registro de 24 de abril até 8 de maio; segunda fase será uma pré-venda de 24 horas entre o 12h00 de 9 de maio até 10 de maio às 12h00; e o lançamento oficial acontecerá em 16 de maio. Sobre uma possível parceria com operadoras, o gerente sênior da fabricante afirmou que ainda não há relacionamento, mas que elas precisam vender apenas no online os dispositivos Galaxy M.

Inicialmente, o Galaxy M10 tem o preço sugerido de R$ 899; o M20 sairá por R$ 1.199 e o M30, por R$ 1.499. Os três handsets vêm em opções de cores preto ou azul, sendo que o M30 tem detalhes em dégradé.

Preços dos dispositivos Galaxy M