O Softbank apresentou duas novidades em relação a seus investimentos nesta quarta-feira, 24: um aporte de 900 milhões na alemã Wirecard e a expansão da operação da DiDi (controladora da 99) em duas grandes cidades do Japão.

Com o investimento na Wirecard, o banco japonês terá 5,6% das ações da fintech alemã que trabalha com processamento de pagamentos online e offline. Com cada papel equivalendo 130 euros na transação, o Softbank passa a ter 6,9 milhões de ações da empresa. Em contrapartida, a Wirecard receberá apoio para expansão de sua operação na Coreia do Sul e Japão, além de colaboração para o desenvolvimento de novos produtos de pagamentos digitais com análise de dados, inteligência artificial, dentre outras inovações.

Na outra operação, a DiDi ampliará sua participação para Tóquio e Quioto. Atuando em Osaka desde setembro de 2018, a DiDi Mobility Japan é uma joint-venture da DiDi com o Softbank. Com a expansão, a empresa de corridas espera fazer frente ao Uber na região, que tem mais de 50 milhões de pessoas, 50% da população do País, se somar as três cidades. Atualmente, operando só com corridas de táxi (sem carros particulares), as viagens da DiDi crescem em média 60% ao mês em Osaka. Outro foco da DiDi é alcançar um público que a conhece bem: os 8 milhões de chineses que visitam o Japão anualmente.

A companhia ainda frisa que possui mais de 2 milhões de taxistas cadastrados em sua plataforma no mundo.