Diante das grandes filas formadas para o pagamento do estacionamento nos principais shoppings centers de São Paulo, a empresa 2ALL, do Grupo NTK, enxergou na tecnologia móvel uma possível solução para o problema. Criou o aplicativo para smartphone MOB2all, que permite aos consumidores pagarem o estacionamento de shoppings pelo telefone celular. A solução será adotada a partir de junho por dois shoppings da capital paulista cujos nomes ainda não podem ser divulgados.

Para realizar o pagamento, basta que o usuário abra o app e aponte a câmera do smartphone para o código de barras do tíquete de estacionamento. Ele receberá, então, na tela, todas as informações necessárias, como a hora de entrada no estacionamento, o tempo de estadia e o valor para pagamento, que deverá ser feito com cartão de crédito, das principais bandeiras. "É bastante simples de usar e acreditamos que vamos ajudar a melhorar o problema das filas", disse Alexandre Goes, gestor do produto. Segundo a 2ALL, o aplicativo estará disponível, gratuitamente, para as plataformas iOS e Android, a partir do dia 3 de junho e funcionará, a princípio, em dois shoppings de São Paulo.

Mobile marketing

O aplicativo, contudo, não deve se restringir somente a essa funcionalidade de pagamento de boleto de estacionamento. Goes explica que o produto terá uma segunda fase, que deve ser implementada a partir de setembro de 2013. A ideia é que o MOB2all seja, também, um gerenciador de promoções feitas por esses dois shoppings e pelas lojas. Por geolocalização, o app identificará o consumidor assim que ele entrar no estabelecimento, permitindo que o lojista interaja com ele por meio de mensagens push. Desse modo, é possível comunicar descontos ou programas de fidelização, cujos cartões de fidelidade também ficarão armazenados no app. O cliente que se mostrar interessado pela ação, resgata esses pontos no estabelecimento comercial por meio de um QR Code disponibilizado pelo lojista. Já aqueles que acham a estratégia do push invasiva, poderão desativá-la sem perder a facilidade do pagamento do estacionamento pelo smartphone. Há ainda uma alternativa que seria um meio-termo: o consumidor pode escolher de quais lojas deseja receber os avisos. "Ao baixar o aplicativo, o usuário preencherá um cadastro pelo qual poderemos identificar seus gostos. Não vamos mandar as mesmas mensagens para todos os cadastrados. Nossos avisos serão praticamente personalizados", explica Goes.

"O conceito de compra e venda vai mudar muito nos próximos anos, exatamente porque temos ferramentas para conhecer melhor o consumidor", afirma. O aplicativo se sustentará por um modelo de negócios em que o shopping paga um valor fixo mensal mais uma taxa por transação de e-commerce realizada. Os lojistas pagam uma mensalidade, a taxa por transação de e-commerce e, no caso da fidelidade, uma outra taxa sobre a captura do cupom. Segundo Goes, a 2ALL espera ter, até o final de 2013, entre 500 mil e 1 milhão de downloads.