Banco Original; open banking

Fábio Lins, superintendente executivo de canais, Pix e open banking do Banco Original, durante o evento Finanças Digitais para a Sociedade (FID 21)

A abertura de uma conta a partir de um aplicativo com o open banking pode acontecer mais rápido do que já acontece. A expectativa é de Fábio Lins, superintendente executivo de canais, Pix e open banking do Banco Original (Android, iOS). “Vamos ouvir muito falar de ‘seus dados, suas regras’, o que o cliente poderá fazer dos seus dados em benefício próprio”, disse o executivo durante sua participação no evento FID21, nesta segunda-feira, 24.

De acordo com Lins, atualmente, é possível abrir uma conta em quatro passos no app do banco. “Mas, dependendo de onde vierem as informações, podemos reduzir ainda mais o tempo da abertura de conta no aplicativo, com, inclusive opção disponível de contratação de um empréstimo”, explica. “No Original, estamos ansiosos em iniciar o processo de consentimento. Estamos desenhando políticas de crédito agressivas desde que o cliente faça o consentimento e de onde vem as informações”, complementa. Neste mesmo evento, em um painel mais cedo, o CEO do Next afirmou que quem entrar na defensiva no open banking vai perder.

A segunda fase do open banking, com compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de usuários, começa dia 15 de julho.