Luisa Feyo, líder do Comitê Dados Abertos e Digitalização da ABO2O. Foto: Divulgação

A ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline) divulgou nesta segunda-feira, 24, um posicionamento público a favor da abertura de dados e da digitalização do setor público.

Segundo a ABO2O, uma política de abertura de dados contribui para a estratégia de digitalização de dados na gestão pública. Dessa maneira, incentiva a criação de novas soluções que beneficiam a população por meio da participação de empresas e instituições não governamentais. A abertura de dados não seria só uma política em prol da transparência, mas também benéfica à democracia.

Para a ABO2O, assim como o papel dos governos está em absorver a digitalização e disponibilizar seus dados, o papel do setor privado é apoiar o setor público na transformação digital. “Qualquer governo que abra seus dados incentiva o setor privado a oferecer soluções ao poder público, trazendo a ele sua agilidade, por exemplo. E o setor privado também pode gerar dados para recompartilhar com o público. É um ganha-ganha”, afirmou Luisa Feyo, líder do Comitê Dados Abertos e Digitalização da ABO2O, ao Mobile Time.

Segundo Feyo, a absorção da tecnologia por parte dos governos em países em desenvolvimento é um desafio porque há administrações que ainda não têm estrutura interna de digitalização de dados.

A associação lembra ainda que, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), a abertura de dados proporciona a qualificação da gestão de serviços públicos, o aumento da transparência, o estímulo ao controle e à participação social, a geração de emprego e renda e o fomento à inovação tecnológica.