O jogo de realidade aumentada “Harry Potter: Wizards United” (Android, iOS), da Niantic, foi lançado no fim da semana passada e já foi instalado em cerca de 3 milhões de dispositivos móveis. De acordo com os dados do site Sensor Tower, o aplicativo gerou US$ 1,1 milhão de gastos feitos pelos jogadores apenas em seu fim de semana de estreia (entre os dias 20 e 23 de junho).

Com base em seu desempenho nesse período e pelo fato de o jogo ainda não estar disponível em dois importantes mercados – Japão e Coreia do Sul – a previsão da Sensor Tower é de que Harry Potter: Wizards United gere uma receita de US$ 10 milhões nos primeiros 30 dias.

Os EUA lideraram os gastos no aplicativo no fim de semana, com cerca de 88% da receita gerada pelo título. A Grã-Bretanha, seu segundo maior mercado desde o lançamento, respondeu por 8%.

“Harry Potter: Wizards Unite” é, até o momento, o aplicativo número 1 em dispositivos iPhone para downloads em 28 países, incluindo os EUA. Ele ainda não alcançou o top 10 de receita do iPhone em nenhum mercado (atualmente é o 28º nos EUA) e está no top 100 de receita em 29 países.

Abaixo das expectativas

Em maio deste ano a Niantic há havia disponibilizado o app na Austrália e Nova Zelândia. Porém, as estimativas realizadas pela Sensor Tower para o primeiro mês de vendas dentro do jogo, US$ 10 milhões, estão bem distantes daquelas projetadas pela App Annie, bem mais otimista. Em dezembro do ano passado, a empresa de consultoria previu um faturamento de US$ 100 milhões nos primeiros 30 dias para o novo jogo da franquia Harry Potter.

Segundo os analistas do App Annie, na época, havia uma dúvida se o jogo da franquia Harry Potter teria fôlego. As previsões eram de que o jogo dos bruxos teria metade da performance do outro sucesso da Niantic, o “Pokémon Go”, que alcançou os US$ 100 milhões em apenas duas semanas. Entre os motivos para que Pokémon continue à frente seria o seu pioneirismo pelo uso de AR. Porém, acreditava-se que o fato de Harry Potter nascer de uma série de livros e ter fãs fervorosos poderia atrair muitos jogadores ocasionais.

Comparação

O “Pokémon Go” (Android, iOS) gerou mais de US$ 28 milhões em gastos de jogadores durante os primeiros quatro dias após o lançamento e registrou 24 milhões de instalações nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. No primeiro mês, arrecadou US$ 206 milhões e teve 173 milhões de downloads.

O “Pokémon Go” alcançou o primeiro lugar no ranking de faturamento da App Store nos Estados Unidos para iPhone em seu segundo dia de lançamento e permaneceu por 74 dias consecutivos, de acordo com o Sensor Tower.