Sites de comércio eletrônico vão ajudar a impulsionar a adesão ao PIX, serviço de pagamento instantâneo que está sendo desenvolvido pelo Banco Central. Esta é a opinião do CEO da Matera, Carlos Netto, que conversou com Mobile Time sobre a chegada do novo serviço. O executivo explica que os e-commerces sofrem hoje com o não pagamento de boletos gerados para vendas online e o PIX poderia resolver boa parte desse problema.

“Hoje metade das vendas de e-commerce em boletos não são pagas. Isso gera prejuízo, porque o site bloqueia estoque, mas a pessoa não paga o boleto. Na Black Friday é terrível: tem e-commerce que tira do ar a opção de pagamento por boleto”, relata Netto.

A emissão de cada boleto custa em média R$ 1. Se o PIX custar nessa mesma faixa de preço, Netto aposta em uma forte adesão a esse meio de pagamento, até porque sua liquidação é instantânea, ao contrário do boleto. O CEO da Matera prevê que haverá inclusive oferta de desconto para o consumidor que pagar com PIX. Segundo o executivo, já tem e-commerce se preparando para disponibilizar o PIX durante a Black Friday deste ano, que acontecerá na semana seguinte ao lançamento oficial do serviço.

Para o pagador o PIX será gratuito. O Banco Central, por sua vez, cobrará uma taxa de R$ 0,01 para cada 10 transações recebidas, a ser paga pelo participante do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), ou seja, bancos e outras instituições financeiras. Estes, por fim, poderão cobrar uma tarifa do seu usuário recebedor. Ainda não está claro de quanto seria essa tarifa, mas fontes falam em algo entre 0,8% e 1% do valor da transação, o que ainda seria mais barato que receber por cartão de débito, além de ter como vantagens a instantaneidade da liquidação e a dispensa de softwares de conciliação, segundo Netto.

A Matera é uma fornecedora de soluções de software para bancos e outras instituições financeiras. A empresa está neste momento ajudando 20 clientes a se adequarem ao PIX. “Já fizemos todos os testes. Estamos à frente do prazo. Nossos clientes todos estão prontos”, garante Netto.