Os dispositivos móveis são o principal canal de envio de pedidos de empréstimo para a startup 123Qred, especializada em crédito para pequenas e médias empresas. Em operação desde meados do ano passado, a companhia não tem aplicativo móvel, mas um site responsivo. Hoje, 75% das mais de 40 mil aplicações recebidas pela 123Qred em dez meses de atividade foram feitas através de smartphones e tablets, relata seu fundador e CEO, Adriano Duarte, em conversa com Mobile Time.

“O pequeno empresário está ali no dia a dia com o smartphone no bolso. Eu sabia que mobile iria puxar (o volume de pedidos), mas não sabia quanto. Ao medirmos, nos surpreendemos com a regularidade: a participação mobile é constantemente alta”, conta o executivo. Ele cita como exemplo o estado de São Paulo, que responde por 20% do total de aplicações enviadas para a 123Qred, sendo que três em cada quatro foram feitas a partir de um dispositivo móvel.

Diante desses dados, a startup tem dado atenção especial ao uso de canais móveis em suas campanhas publicitárias, apostando em formatos como o stories do Instagram.

Modelo de negócios

No momento, a 123Qred oferece empréstimos de até R$ 150 mil para empresas, parcelados em até 24 meses a juros que variam de 2% a 9%. Seu grande diferencial está na simplicidade do processo e da cobrança. Antes de solicitar toda a documentação, o solicitante é convidado a responder um questionário, cujas informações são suficientes para uma primeira análise rápida que pode descartar o empréstimo, ou levar para a fase seguinte, na qual se demanda o envio de documentos e a realização de uma entrevista por videochamada.

“Criamos algoritmos que fazem metade do processo com o mínimo de informação. Só pedimos a documentação se percebemos que há chance de evoluir no processo”, justifica. Nessa primeira etapa, o pretendente deve informar CNPJ, CEP, sua posição na empresa, motivo do empréstimo, valor, em quanto tempo quer pagar, além de autorizar que sejam feitas pesquisas em bureaus de crédito. Um diferencial importante: a 123Qred não requer a apresentação de garantias. Em alguns casos, a liberação pode acontecer em menos de 24 horas.

A cobrança também é feita de forma simplificada, informando o valor da parcela do principal e, separadamente, uma mensalidade pelo serviço, dentro da qual estão embutidos os juros. A qualquer momento, o cliente pode antecipar o pagamento do restante do empréstimo, ficando dispensado de pagar as mensalidades seguintes.

“Queremos ser simples da porta para fora e complexos da porta para dentro”, resume Duarte.