[Matéria atualizada em 25/08/2023, às 13h42, para inserir o termo Standalone (SA)] A rede móvel 5G Standalone (SA) está apenas começando, mas junto com outros segmentos – como o de nuvem – é um dos mercados mais promissores para a Huawei no Brasil. Ao todo, contando com todas as gerações de redes móveis, o País conta com cerca de 100 mil estações rádiobase. Desse montante, cerca de 10% é voltado para a rede móvel de quinta geração. E 100% dos core das redes 5G SA são da Huawei.

“Existem operadoras que estão mais adiantadas (no avanço com o 5G) e outras menos. Então, além dos sites, fornecemos o core de rede que hoje temos 100% do mercado. Todas as operadoras fazem o core com a gente”, revelou Bruno Alvarenga, CTO de Soluções Móveis da companhia chinesa em conversa com Mobile Time durante o evento Huawei 25 anos, promovido pela empresa em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex),  que aconteceu nesta quinta-feira, 24, no Rio de Janeiro.

“Hoje, o Brasil é muito importante para a Huawei em termos de receita. É um dos maiores mercados de TIC fora da China”, acrescentou.

Sem informar valores, Bruno disse ainda que, com relação às antenas, o mercado é mais compartilhado “mas temos uma fatia de mercado bem grande de infraestrutura no 5G”.