O governo federal criou uma central de aplicativos móveis. Trata-se de um site na Internet onde estão reunidos links para todos os apps móveis desenvolvidos por órgãos governamentais. O projeto foi batizado de "Guia de Aplicativos" e conta hoje com 29 títulos. A busca pode ser feita por órgão, por plataforma móvel ou por categoria. São 12 categorias ao todo: Cidadania e Justiça; Ciência e Tecnologia; Cultura; Defesa e Segurança; Economia e Emprego; Educação; Esporte; Governo; Infraestrutura; Meio Ambiente; Saúde; e Turismo.

Há desde o app "Infraero voos online", da Infraero, com informações sobre os horários dos voos em 50 aeroportos brasileiros, até o "Calculadora do cidadão", do Banco Central, que consiste em uma calculadora financeira. Na categoria "Cidadania e Justiça", estão listados quatro aplicativos: "Brasil em cidades", do Ministério das Cidades; "Câmara Notícias", da Câmara dos Deputados; "Proteja Brasil", da Secretaria de Direitos Humanos; e "STJ – Consulta Processual", do Superior Tribunal de Justiça. Para cada aplicativo são listados os links para seu download nas lojas dos sistemas operacionais para os quais estão disponíveis, como Android, iOS, Windows Phone e Blackberry.

O guia de aplicativos faz parte de uma iniciativa da presidenta Dilma Rousseff cujo objetivo é unificar a identidade visual do governo federal na Internet. O projeto é chamado internamente de "Gabinete Digital" e está sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, em parceria com o Serpro.

Análise

As lojas oficiais de aplicativos da Apple e do Android possuem um catálogo extenso, com cerca de 1 milhão de títulos cada uma. Dentro delas, é difícil um aplicativo novo se destacar, a não ser que venha acompanhado de um forte projeto de marketing. Nesse contexto, vão surgir cada vez mais sites como este guia do governo federal, que se propõem a realizar uma curadoria, indicando os melhores apps de um determinado tema ou finalidade.