O Grupo Serttel, desenvolvedor de tecnologias de Recife/PE, quer lançar um aplicativo para que os usuários possam ajudar no gerenciamento das redes inteligentes de semáforo das grandes cidades.

A empresa já possui uma solução que reúne software, equipamentos e estrutura operacional para o gerenciamento e operação da rede semafórica. No Recife, por exemplo, câmeras e sensores magnéticos no solo conseguem captar informações como a distância e a velocidade média dos carros, identificando quando há trânsito intenso. “Os usuários de smartphone já estão gerando esses dados o tempo todo. A ideia é lançar um aplicativo colaborativo para que o poder público consiga usar. Por meio do GPS do celular, informações sobre trânsito e acidentes podem ser levadas para a central, que vai gerenciar melhor o fluxo”, idealiza Angelo Leitte, presidente da Serttel.

Um das funções do aplicativo seria a possibilidade de agitar o celular para informar se há alguma ocorrência. Se a central percebe muitos celulares sendo agitados, consegue gerenciar os semáforos para melhorar o fluxo do trânsito de uma avenida em casos de chuva, acidentes, horários de pico etc.

Por enquanto, o projeto está em desenvolvimento, junto também ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e tem previsão de ser lançado em meados de 2014.

Leitte participou nesta terça-feira, 24, do Forum Mobile+, em São Paulo.