Cerca de 35 profissionais da área de saúde, entre médicos assistentes, residentes, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos do Núcleo de Atenção Domiciliar (Nadi) do Hospital das Clínicas (HC) da faculdade de medicina da USP começaram a usar na semana passada tablets em suas visitas a pacientes em São Paulo. Esses profissionais fazem o acompanhamento de cerca de 140 pacientes, alguns deles idosos, outros com doenças crônicas, ou que se recuperam de operações e que não podem se deslocar até o hospital.

O tablet Android vem com um aplicativo instalado, desenvolvido pela start-up brasileira Vital-Apps, que substitui as antigas planilhas de papel. Agora, os dados sobre os pacientes são inseridos diretamente no tablet. Cada profissional precisa informar dados diferentes, relativos à sua especialidade. O nutricionista, por exemplo, acompanha peso, altura, percentual de gordura etc. A adoção dos tablets e do aplicativo tem como objetivo agilizar a coleta e o processamento das informações. Os dados são gravados no tablet e transmitidos pela rede 3G, assim que houver sinal.

A próxima etapa do projeto consistirá no cruzamento dos dados e geração de gráficos, que podem ser por paciente ou por grupo de pacientes, de acordo com as necessidades do Nadi/HC.

Plataforma

Este é o primeiro grande cliente da Vital-Apps, fundada há cerca de um ano. A empresa espera iniciar mais dois ou três projetos similares até fevereiro, diz seu gerente geral, José Augusto Vilhena. A plataforma da Vital-Apps inclui aplicativos com diversas outras funcionalidades na área de saúde, como acompanhamento de equipes em campo; monitoramento de sinais vitais de pacientes internados; controle de estoque de material e medicamentos; gerenciamento da ordem de serviços de enfermeiros, como realização de curativos, aplicação de injeções e administração de remédios etc. O modelo de negócios é o de licenciamento por número de pacientes.