A Xiaomi firmou uma parceria com a Vivo para vender o smartphone Redmi 2 nas lojas da operadora. O aparelho será comercializado por R$ 249 no plano Smart Vivo 2 GB – com 2 GB de conexão 4G e chamadas de voz e SMS ilimitadas por uma mensalidade de R$ 169,99. O Redmi 2 com assinatura pós-paga começa a ser vendido nesta quinta-feira, 24, nas lojas físicas e online da Vivo.

A fabricante chinesa é famosa por concentrar suas vendas em canais on-line, mas esta não é a primeira vez que fecha parceria com uma operadora móvel. A Xiaomi fez o mesmo em mercados como Cingapura e Índia.

De acordo com Hugo Barra, vice-presidente global da Xiaomi, a parceria com a Vivo é complementar ao seu negócio.“Isso é algo que os fãs brasileiros pediram. Eles querem testar, pegar o celular”, explicou Barra. “Os dois canais não são isolados. O cliente pode testar na loja da Vivo e comprar online”.

Christian Gerbara, chief revenue officer da Telefônica Vivo, sugere que o cliente que deseja um planos pós-pago da Vivo pode comprar em uma de suas lojas e aquele que prefere o acesso pré-pago deve comprar na loja online da Xiaomi por ter um preço “mais vantajoso”.

Análise

A Xiaomi entendeu que o mercado brasileiro não é tão fácil como esperava. A competição é voraz para uma empresa nova disputar espaço com grandes players como Samsung, LG e Motorola. Em um país com dimensões continentais, precisa ter uma boa distribuição. Recentemente, um executivo da LG relatou que um de seus representantes de venda levara smartphones para regiões do Acre de barco.

Pelo lado do consumidor, a parceria entre Vivo e Xiaomi mostra que o brasileiro, diferente do chinês, ainda é um público que gosta de testar antes de comprar.

MIUI 7

Hugo Barra aproveitou sua passagem no Brasil para apresentar uma nova versão do sistema operacional para os smartphones da Xiaomi, o MIUI 7.  Entre as novidades estão interfaces em rosa, pink, azul e preto; atualização da ferramenta de design Muse; troca de fotos do fundo de tela (foto do dia); otimização de processador; redução no consumo de bateria; e aplicativo para economia de dados.

O sistema já está disponível na versão beta para download na comunidade do MIUI. No dia 16 de outubro a versão completa será lançada globalmente.