O Serpro adicionou a validação por reconhecimento facial à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O serviço está operacional nos departamentos estudais de trânsito (Detrans) do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Acre, Pernambuco e Santa Catarina e tem como objetivo diminuir as fraudes e casos de estelionato em documentos roubados.

Com a solução, os Detrans vão coletar as informações durante a autorização para emissão da CNH e enviará os dados para o banco de imagens do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Quando o usuário renovar a CNH ou mudar de classe na carteira, o Detran pedirá a checagem biométrica para confirmar sua identidade. Em caso de a identidade não conferir (abaixo de 90% de relação com a imagem original), o documento é bloqueado pelo Detran.

O serviço de coleta está integrado ao sistema RecFacial, o mesmo utilizado pelo Datavalid, sistema de validação de dados do Serpro. A expectativa da estatal é de que a biometria na CNH seja implementada em todos os Detrans do Brasil até 11 de novembro deste ano.