Para estimular seus assinantes a experimentarem o Joyn, seu novo serviço de mensagens instantâneas, a Claro suspendeu esta semana a cobrança do tráfego de dados dentro do aplicativo. Desta forma, os bate-papos e as vídeo-chamadas realizados pelo Joyn estão temporariamente gratuitos. O Joyn foi lançado pela Claro em agosto e por enquanto conta com menos de 10 mil usuários. Uma campanha de marketing será aberta em breve para divulgar o Joyn e sua promoção de gratuidade no tráfego de dados. O app está disponível para download nos sistemas operacionals Android e iOS.

O Joyn nasceu de uma iniciativa internacional reunindo a GSM Association (GSMA) e várias operadoras. A proposta é criar um serviço comum e interoperável de mensagens multimídia, algo como um Skype ou WhatsApp das operadoras, que funcionaria como a evolução dos serviços de SMS e MMS. Sua adoção requer investimentos em infraestrutura, como o uso da arquitetura IMS (IP Multimedia Subsystem).

O primeiro lançamento aconteceu na Espanha, reunindo as três grandes operadoras locais. No Brasil, apenas a Claro se aventurou por enquanto, mas há conversas em curso para que as outras teles a acompanhem. A iniciativa só ganhará escala nacional se houver interoperabilidade.