A publicidade infantil na tela do smartphone incomoda a 67% dos pais de crianças entre 0 e 12 anos no Brasil. O incômodo é maior entre aqueles que são pais de meninas (71%) do que entre os pais de meninos (65%). É o que revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time Opinion Box sobre uso de smartphones por crianças.

Para medir o grau desse incômodo, foi solicitado que os pais dessem uma nota de 1 a 5, em que 1 é pouco incomodado e 5, muito incomodado. 81% desses pais deram notas 4 ou 5.

Consequentemente, a esmagadora maioria dos pais (94%) afirmam que preferem baixar apps infantis que não contenham publicidade. Porém 68% procuram títulos gratuitos sem publicidade e somente 26% estão dispostos a pagar por apps infantis que não tenham publicidade.

A publicidade infantil tem como principal consequência nociva o estímulo precoce ao consumismo em crianças. Não raro, os pais têm dificuldade de lidar com a situação. Aliás, 47% dos pais admitem que já compraram produtos ou serviços que os filhos pediram depois de terem visto no smartphone. A proporção é maior entre os pais de meninos (49%) que de meninas (42%).

A pesquisa também mediu o acesso a smartphones pelas crianças, divididas em quatro faixas etárias, e os aplicativos que elas mais usam no aparelho.

Entre 21 e 25 de setembro foram entrevistados 1.580 brasileiros que acessam a Internet, possuem smartphone e têm filhos entre 0 e 12 anos. A pesquisa tem validade estatística, grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O relatório integral pode ser baixado gratuitamente aqui.