O Google bloqueou a troca de informações em tempo real dos aplicativos de navegação em Israel e na Faixa de Gaza. Um porta-voz da companhia confirmou à Bloomberg na segunda-feira, 23, que Waze e Google Maps estão sem os dados de tráfego e negócios a pedido dos militares israelenses. O motivo seria uma possível invasão por terra de suas tropas em Gaza.

Fontes familiares ao tema ouvidas pela agência de notícias afirmam que as informações do mapa de trânsito poderiam indicar a movimentação armamentista. A Apple também teria feito essa alteração em seu mapa, mas a companhia não confirmou para a Bloomberg. Mas os usuários seguirão recebendo o tempo estimado até o destino desejado.

De acordo com o porta-voz do Google, a companhia fez isso no passado em outras regiões de conflito. Em 2022, por exemplo, retirou a movimentação de tráfego de veículos e pedestres durante a invasão da Rússia na Ucrânia.

As ações tecnológicas acontecem após o aumento das tensões entre Israel e o Hamas se engajarem em uma jornada de ataques violentos desde 7 de outubro deste ano.