O Spotify (Android, iOS) registrou aumento de 26% de usuários ativos mensais (MAUs) no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022, indo de 456 milhões para 574 milhões de pessoas que usam a plataforma de streaming de áudio. O número de assinantes também cresceu. Agora, são 226 milhões de pessoas que pagam para usufruir da aplicação, um incremento de 16% em relação aos 195 milhões do terceiro trimestre do ano passado. Os outros 361 milhões são usuários da plataforma em sua versão gratuita com anúncios (ad-supporters, como a plataforma chama).

A receita registrou aumento de 11% ano contra ano, chegando a 3,4 bilhões de euros. Com isso, o Spotify voltou a ser rentável, com um resultado operacional positivo de 32 milhões de euros no trimestre. Vale dizer que um ano atrás, o streaming teve uma perda operacional de 228 milhões de euros.

Projeções

Para o quarto trimestre de 2023, o Spotify espera incrementar em 27 milhões de usuários ativos mensais na plataforma, chegando a 601 milhões, sendo 235 milhões de assinantes premium.

O streaming prevê a manutenção dos resultados financeiros positivos, com previsão de o lucro operacional chegar a 37 milhões de euros no próximo tri. A meta é alcançar uma receita total de 3,7 bilhões de euros e, com isso, uma margem bruta de 26,6%, impulsionada pelo incremento nos segmentos de podcast e música.