A mobilidade traz mais eficiência para as empresas, mas também abre novas ameaças à sua gestão de dados, especialmente quando a fronteira entre smartphones pessoais e profissionais fica mais frágil. Pesquisa anual realizada pela Check Point com 700 funcionários de TI de empresas do mundo inteiro revela que 82% deles acreditam que em 2015 haverá um aumento na quantidade de incidentes relacionados à segurança móvel. E 98% enxergam nos dispositivos móveis atualmente a fonte de maior risco de perda ou roubo de dados sigilosos.

A prática de BYOD (Bring Your Own Device) está cada vez mais difundida. A comparação entre as edições de 2013 e deste ano da pesquisa da Check Point prova isso. A proporção de entrevistados que disseram gerenciar dados corporativos em dispositivos móveis de propriedade de funcionários passou de 37% para 56% entre 2013 e 2014. Por sinal, 91% dos entrevistados disseram ter aumentado a quantidade de celulares pessoais conectados às redes corporativas de suas empresas.

O maior ofensor aos dados corporativos não são brechas ou falhas nos sistemas de proteção das empresas ou dos sistemas operacionais dos dispositivos, mas o descuido dos próprios funcionários: é o que pensam 87% dos entrevistados. E quase dois terços deles acreditam que a culpa por recentes perdas de dados corporativos se deve a funcionários descuidados. Ainda segundo a pesquisa, 42% dos funcionários de TI estimaram em mais de US$ 250 mil as perdas que suas empresas tiveram este ano por conta de incidentes relacionados a segurança móvel.