A OpenAI anunciou nesta segunda-feira, 24, a opção de busca para compras dentro do ChatGPT (Android, iOS). Batizada como ‘shopping research’, a funcionalidade permite ao usuário descrever qual produto ou serviço deseja e a plataforma trará opções. De acordo com a companhia, a busca de compra é para aquisições mais complexas, com muitas variáveis.
Ou seja, em questões mais habituais como ‘qual o preço dessa TV?’, o indicado é usar o prompt normalmente. Mas para questões mais conceituais como ‘eu quero um apartamento na zona sul do Rio de Janeiro com vista para o mar’ ou ‘qual o melhor robô aspirador que consiga limpar em um espaço de 130 metros quadrados’, a opção de shopping é a mais indicada.
Shopping Research também pode ser utilizado para fazer comparações, assim como avaliar restrições e compensações.
Como usar
Para utilizar a nova opção, o usuário deve clicar dentro do app em ‘+’ e selecionar a opção de busca de compra ou fazer uma pergunta de compra diretamente no prompt que entenderá que aquela questão é para o Shopping Research. Após perguntar, uma interface visual cria uma janela de conversação com cards e informações pertinentes à busca do cliente, como faixa de preço, cor do produto e até questionamentos, como saber se a pessoa que busca por um PC poderoso quer usá-lo para jogar.
As respostas são entregues ao internauta por meio de informações atualizadas da Internet e incluem preço, disponibilidade, análises, especificações, preços e imagens. O usuário ainda pode marcar como ‘não tenho interesse’ em um produto ou serviço que não deseja receber mais informações, assim como ‘mais disso’ em um produto sobre o qual quer mais dados.
No fim da jornada, a ideia é que o Shopping Research entregue um guia completo de compras para o consumidor, com comparações, diferenças, prós e contras. E se desejar comprar um item, o usuário é redirecionado para o site do comerciante.
Disponibilidade
Feito com base na versão do modelo de linguagem (LLM) GPT-5 mini, o Shopping Research começa a ser liberado gradualmente para toda a base do ChatGPT nesta segunda-feira, o que inclui os usuários não pagantes da versão gratuita e os pagantes dos planos Go, Plus e Pro.
A ideia da companhia é que o serviço chegue para ajudar os consumidores com suas compras neste final de ano. Com isso, a OpenAI afirmou que o uso será “ilimitado” para a época festiva.
No futuro, a OpenAI permitirá que um agente comprador faça suas aquisições diretamente pelo ChatGPT com parceiros do varejo como Stripe, Etsy e Shopify, nos Estados Unidos, que fazem parte da iniciativa de AI commerce da empresa, o Checkout Instantâneo.
Vale dizer, o movimento da empresa de IA com a ferramenta de compras coincide com a chegada da Black Friday na próxima sexta-feira, 28. E coincide também com uma solução similar lançada pelo Google no último dia 13 de novembro, mas que está disponível somente para o mercado norte-americano.
Imagem principal: Tela do Shopping Research no ChatGPT (divulgação)
