A plataforma móvel vai se consolidar ainda mais ao longo dos próximos cinco anos como a principal geradora de receita para o mercado de jogos eletrônicos, de acordo com projeção da consultoria Digi-Capital. A previsão é de que em 2016 os games móveis registrem um faturamento mundial de US$ 35 bilhões, o que corresponderá a 38% da receita desse setor, que deverá ser de US$ 90 bilhões. O mobile ficará à frente de categorias como jogos para consoles; PCs; e MMO e MOBA (jogos online para múltiplos usuários).

Ao longo dos próximos cinco anos, o mercado mundial de games eletrônicos terá um crescimento médio anual de 7%, alcançando US$ 115 bilhões em 2020. O mobile ampliará a sua liderança, atingindo uma receita de US$ 48 bilhões, o que representará 42% do total. Na prática, a receita mundial com games móveis crescerá 37% em cinco anos, de acordo com a Digi-Capital. A segunda categoria mais importante em participação no faturamento será a de MMO e MOBA, seguida por console, realidade virtual, advergames, PC (sem MMO e MOBA), web/social e jogos de realidade aumentada, nesta ordem.

Os EUA continuarão sendo o país que representará o maior mercado para games eletrônicos em geral em 2020. Mas a região com maior participação na receita será a Ásia, com destaque para Japão, Coreia do Sul e China: a Ásia responderá por 40% de todo o faturamento com jogos eletrônicos em 2020. Considerando especificamente o segmento de games móveis, a Digi-Capital afirma que a Ásia responderá por mais da metade da receita em 2020, puxada pelo mercado chinês, graças ao crescimento das várias lojas Android naquele país e pela popularização do iPhone lá.