Em 2018, 60 dos 100 principais termos para buscas relacionadas à pele no Pinterest envolviam um tom – seja ele pele clara, escura ou oliva, por exemplo. Pensando em seus usuários que estão à procura de dicas de beleza e ideias de maquiagem e cabelo, o Pinterest (Android, iOS) lançou nesta semana um recurso de pesquisa que personaliza as buscas por opções de tons de pele – seja ao procurar por novos produtos, experimentar novos tutoriais, ou buscar alguma inspiração ou referência.

Os testes aconteciam desde abril, nos Estados Unidos, pelo site da rede social, mas agora será expandido para usuários iOS e deverá chegar em breve, apesar de não ter uma data, ao Android. A proposta é que a função seja mais assertiva quanto aos resultados de beleza e, para isso, a plataforma aprimorou o machine learning e as recomendações feitas pelos usuários.

Assim, nas próximas semanas, quando os “pinners” (como são chamados os usuários da rede social) dos Estados Unidos pesquisarem ideias de maquiagem e cabelo no app em seus iPhones, uma paleta aparecerá para filtrar a pesquisa, para que eles possam ver mais Pins e vídeos personalizados como resultados. Cada paleta representa uma gama de tons de pele, e outros tons virão em breve, garante o Pinterest.

Aprendizado de máquina

O método mais preciso para detectar um tom de pele seria ter um rótulo humano em cada imagem de acordo com uma paleta científica de tons de pele. Mas isso seria difícil com os bilhões de pins existentes e os que surgem diariamente. Para acelerar o processo, o Pinterest usou o aprendizado de máquina que, junto com o retorno de seus usuários, têm ajudado a plataforma a ajustar possíveis falhas.

O Pinterest usa a biblioteca Face AI da ModiFace, empresa especializada em realidade aumentada e machine learning para aplicações de beleza. Com a ajuda de redes neurais profundas, o ModiFace produziu sucessivos algoritmos para detecção de tons de pele. A plataforma precisou ajustar o algoritmo para que ele detectasse o tom da pele em circunstâncias pouco adequadas, como pouca iluminação ou sombras proeminentes.

Números

Todos os dias, dezenas de milhões de pessoas pesquisam ideias no Pinterest. Os assuntos são os mais variados, desde uma receita culinária até um novo penteado. De acordo com um estudo feito pela plataforma, 70% das pessoas usam o Pinterest para descobrir e salvar estilos e aparências que desejam experimentar. São mais de oito bilhões de ideias de beleza e cabelo salvas na plataforma.