Zro Bank

Equipe do Zro Bank no Recife

O Zro Bank (Android) se autodefine como um chatbank. Integrado ao Telegram (Android, iOS), clientes da fintech conseguem fazer transferências entre usuários do app de mensageria, assim como criar grupos com propósitos financeiros. A funcionalidade é possível porque o Telegram é espelhado no app do banco e com um clique é possível enviar dinheiro para outros correntistas. A instituição, ligada ao banco Topázio, também oferece a seus usuários conta corrente, transferências, pagamento de boletos ou com QR codes, tudo sem taxas, mas também uma carteira digital multimoedas. No momento, estão habilitados real e bitcoin, mas até março serão inseridos dólar, euro e ouro. E, em breve, a fintech oferecerá Pix a seus clientes.

O chatbank nasceu no Recife e possui escritório também em São Paulo. Começou a operar em fase beta em maio de 2020 com uma base de 5 mil usuários. Nasceu, oficialmente, há apenas três meses, mas seu aplicativo já foi baixado 100 mil vezes e a expectativa é atingir a marca de 1 milhão de downloads até o fim de 2021. Para atrair mais usuários, o Zro Bank passou a oferecer um cartão de débito internacional da bandeira Visa com uma oferta por tempo limitado de cashback em bitcoins. Ou seja, o cliente recebe de volta o equivalente a 0,5% de cada compra realizada a partir de R$ 10. O correntista pode escolher como usar o crédito: em novas compras, transferindo ou acumulando a moeda digital. Em 20 dias, a campanha levou a um crescimento de 220% no volume transacionado via cartão de débito, e aumento de 62% nos pedidos de novas tarjetas.

Câmbio

Edisio Pereira Neto, CEO do Zro Bank

Edísio Pereira Neto, CEO do Zro Bank

Outra estratégia para atrair mais usuários é a expansão internacional para Estados Unidos e Europa com a intenção de direcionar o modelo de negócios para que a fintech se torne uma plataforma de transferência de dinheiro para o exterior. A ideia aqui é se diferenciar dos bancos digitais e competir com apps como TransferWise e oferecer remessa internacional de dinheiro. A nova função deve ser lançada no app em março deste ano e, não à toa, as próximas moedas a serem inseridas na carteira multimoedas são dólar, euro e ouro.

“Banco digital já tem muito e 90% deles disputam o mercado oferecendo cartão de crédito. Nós somos mais uma casa de câmbio disfarçada de banco”, explica Edísio Pereira Neto, CEO do Zro Bank. “Queremos ter um aplicativo global”, resume.

Rodada de investimento

O CEO explica que vão concluir até março uma rodada de investimento FIP. Já existem coinvestidores interessados, entre eles uma empresa de varejo digital. “É uma captação pequena, algo como R$ 15 milhões”, explica Neto. Seu propósito é triplicar o time de tecnologia – de modo a conseguir entregar as demandas com mais rapidez –, colocar em prática a funcionalidade de remessa internacional com a conta multimoedas, além de oferecer também conta para pessoa jurídica – que está no roadmap para ser implementada no segundo semestre de 2021 – e ofertar crédito pessoal. “E no fim do ano teremos uma captação maior”, completa.