Os novos aparelhos top de linha da Samsung, S9 e S9+, trazem como principal novidade a câmera com abertura dupla, de F1.5 e F2.4. A abertura é escolhida automaticamente pelo smartphone a cada foto, de acordo com a luz do ambiente, simulando o olho humano. Além disso, a câmera conta com um chip de memória próprio que processa as imagens instantaneamente, melhorando seus resultados. E o modo de câmera lenta foi aprimorado e agora consegue capturar vídeos com qualidade de 960 frames por segundo, o que a empresa chama de “super câmera lenta”. A câmera traseira tem 12 MP e a frontal, 8 MP.

“A principal funcionalidade de um smartphone hoje em dia não é mais ligar, mas captar os momentos. Por isso, construímos uma câmera com um excelente smartphone em volta”, resumiu DJ Koh, presidente e líder das áreas de TI e comunicações móveis da Samsung, durante a apresentação dos aparelhos, em Barcelona, neste domingo, 25, véspera do Mobile World Congress.

O S9+ tem tela de 6,2 polegadas, 3,5 mil mAH de bateria e 6 GB de RAM. E o S9 tem 5,8 polegadas, 3 mil mAh de bateria e 4 GB de RAM. Ambos têm 64 GB para armazenamento e entrada para cartão microSD de até 400 GB – ou para um segundo SIMcard.

A localização do leitor de digital mudou em relação ao antecessor S8. Em vez de ficar do lado da câmera traseira, foi posicionado embaixo dela, o que é mais ergonômico e evita dedadas na lente. Os aparelhos contam ainda com o que a Samsung chamada de “scan inteligente”, uma solução que mescla reconhecimento facial e de íris para a identificação do usuário.

Os dois aparelhos contam com altofalantes estéreo com tecnologia Dolby Atmos. E têm certificado IP68 à prova d’água e de poeira.

O design é bastante similar ao do S8, com tela infinita e os botões no mesmo lugar, incluindo aquele para acesso direto à Bixby.

O S9 e o S9+ serão lançados mundialmente no dia 16 de março. Os preços não foram divulgados oficialmente ainda.