A operadora móvel Turkcell, da Turquia, desenvolveu uma solução de estação rádio-base voadora, utilizando um drone. A ideia é levar cobertura móvel para áreas de difícil acesso em situações de emergência. O drone consegue prover conectividade em 3G ou 4G por meia hora, tempo que leva para consumir sua bateria. Mas gastam-se poucos minutos para recarregar e iniciar um novo voo, informa um técnico da empresa presente no Mobile World Congress, em Barcelona, onde o produto está exposto.

Batizado como DroneCell, a ERB voadora se comunica por rádio com um veículo estacionado no solo. Este, por sua vez, se conecta via satélite ao núcleo da operadora móvel. Em razão do peso da antena de satélite, foi descartada sua instalação no drone.

A Turkcell imagina duas aplicações para o DroneCell. A primeira é prover conectividade móvel em regiões que tenham sido sofrido um desastre e estejam sem comunicação. O exemplo exibido no stand da operadora turca é o de um deslizamento de terra, soterrando uma vila e derrubando as antenas móveis. O DroneCell ajudaria a se comunicar ou pelo menos localizar eventuais sobreviventes.

Outra aplicação seria para o resgate de pessoas em áreas de difícil acesso, como algum alpinista perdido em uma montanha. Com o DroneCell sobrevoando a montanha, se o sinal da ERB chegar até o celular da pessoa perdida, será possível descobrir a sua localização aproximada.

O DroneCell por enquanto é um protótipo, ou seja, ainda não foi lançado comercialmente.