Para quem precisa acompanhar a previsão do tempo constantemente, uma boa opção é baixar a versão do InstaWeather para relógios inteligentes com Android Wear. O app traz uma coleção de oito mostradores (watch faces) com diferentes gráficos sobre o clima. Há desde opções mais simples, que informam a temperatura e a possibilidade de chuva ao longo do dia, até outra mais complexas, com imagens de radares meterológicos, gráfico de temperaturas, direção e força do vento, horário de nascimento e pôr do sol, e, claro, as horas, em formato analógico ou digital.

O Instaweather para relógios é um app freemium. Ou seja, seu download é gratuito, mas há a opção de upgrade para a versão premium. Por meio de assinatura mensal (R$ 2,50) ou anual (R$ 20), o usuário passa a ter maior controle sobre a personalização dos mostradores, além de dados mais atualizados. Por exemplo: as imagens de radar passam a ser atualizadas a cada cinco minutos, em vez de a cada hora. E alertas de mudanças drásticas de tempo passam a ser enviados para o relógio. Os 30 primeiros dias da versão premium são gratuitos, para experimentação.

O Instaweather é um bom exemplo de adaptação de conteúdo para relógios conectados. É também um dos primeiros casos de conteúdo de assinatura para um wearable device. Confesso que não gostei muito do design dos mostradores, que me pareceram um tanto poluídos visualmente. Mas acredito que sejam bastante úteis para quem precisa monitorar o tempo inúmeras vezes por dia.

Link para download na Google Play