O Picap (Android, iOS), aplicativo de serviço de transporte de passageiros de moto, decidiu ampliar seu campo de atuação e fazer também envio e entrega de mercadorias pelo modal. O serviço já estava em fase final de estudos e ia ser implementado aos poucos. Com o novo coronavírus, a empresa colombiana decidiu acelerar e oferecê-lo em todas as cidades onde atua no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Teresina, Manaus, Campo Grande, Goiânia, Belém, São Luís e Campinas.

Para usar o serviço, o cliente deve entrar no aplicativo e selecionar a opção de entrega. O sistema permite que usuários e motociclistas façam uma espécie de leilão na plataforma na busca pelo melhor preço. Enquanto a pandemia estiver colocando as pessoas em quarentena, a Picap não ficará com nenhuma taxa ou porcentagem desse serviço, deixando com o motociclista 100% do valor acordado com o usuário. Uma vez a negociação feita, o usuário pode escolher entre pagar in-app com cartão de crédito ou em espécie, direto ao profissional.

Para o serviço de entrega, a Picap exige dois pré-requisitos: a encomenda não pode passar de R$ 500; e o motociclista precisa fotografar o pacote assim que ele chega em suas mãos e no momento da entrega.