A Vivo anunciou nesta segunda-feira, 25, que passou a adotar o selo Eco Rating nos smartphones que comercializa. Trata-se de uma certificação que permite ao consumidor ser informado do quão sustentável é determinado dispositivo, desde seu processo de produção, passando pelo uso até o descarte.

A iniciativa já conta com a adesão da Motorola, Nokia, Samsung e TCL. Grande parte do portfólio de smartphones, o equivalente a 47 modelos, disponíveis nos canais de venda Vivo – loja online, marketplace e lojas físicas – também possuem a classificação.

O Eco Rating é um consórcio que começou constituído por cinco grupos de operadoras de telefonia europeias, e ao qual se juntaram outras operadoras de vários continentes. O selo emitido considera parâmetros de impacto ambiental, economia circular e eficiência de materiais, desde a extração das matérias-primas, produção, transporte, uso e fim da vida útil dos aparelhos. São cinco categorias principais: durabilidade, reparo, eficiência climática e eficiência de recursos.