O aplicativo de transportes 99 (AndroidiOS) anunciou nesta quarta-feira, 9, o lançamento de um selo de verificação dos passageiros no aplicativo a partir do dia 17 de agosto. Os usuários poderão escolher entre dois selos, Essencial e Premium, que asseguram a identidade atrelada ao passageiro. A partir do cadastramento do nome registrado no CPF, é possível obter o selo Essencial. No segundo caso, o Premium também solicita este cadastramento com a inclusão de uma foto de perfil do usuário, sendo verificada por um sistema com IA que faz reconhecimento do rosto humano.

Leandro Abecassis, diretor de Produto e Experiência da 99, afirma que o selo de verificação garante corridas mais rápidas e uma segurança maior para os motoristas, além de dar mais segurança para o passageiro também. O app não vai priorizar os clientes com selo, porém o diretor comenta que os motoristas acabam dando prioridade para quem tem mais informação em seu perfil.

O motorista do aplicativo não conseguirá ter acesso à foto do passageiro até o momento do embarque, quando ele estiver no local esperando o usuário. Assim que a corrida for iniciada, a foto também não será mais exposta. A foto, segundo a empresa, é para a identificação e reconhecimento entre o motorista e passageiro até o embarque. A imagem pode ser escolhida da galeria do celular e, com um sistema de inteligência artificial, que foi treinado para distinguir outras imagens com o rosto humano, fará a verificação para ter a garantia que a foto se trata do rosto de uma pessoa real.

Antes de ser lançada, a nova ferramenta foi testada durante cerca de três meses com um grupo de usuários e passageiros. Os selos são feitos de forma gratuita e a 99 prevê uma demora de até 15 segundos para completar o cadastro no app. Pessoas que utilizam nome social também podem adquirir o selo, fazendo uma solicitação no aplicativo que será analisado pela empresa. Se aprovado, o perfil é atualizado automaticamente.

Investimento de R$ 40 milhões

Além da nova funcionalidade de segurança, a 99 vai fazer um investimento de R$ 40 milhões em segurança durante o ano. Abecassis ressalta que o aplicativo tem, atualmente, mais de 50 ferramentas de segurança, entre elas: compartilhamento de corridas, botão de SOS (tanto para o motorista quanto para o passageiro), chat online, mapeamento de áreas de risco, entre outras.

A plataforma registrou uma diminuição de 34% de incidentes graves, por milhão de corridas, em comparação ao primeiro semestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior. Além disso, parte desse investimento será aplicado no aprimoramento da IA, que já é utilizada pela empresa, para identificar riscos que podem ocorrer em uma corrida e para facilitar as possíveis denúncias.

Ainda em agosto, na semana seguinte ao lançamento do selo de verificação, a 99 vai passar a mostrar as notas dos motoristas sobre os passageiros.