A utilização de aplicativos de viagens é vista como a melhor maneira de encontrar novos lugares em uma cidade desconhecida para 43% dos brasileiros. Uma pesquisa do buscador de passagens aéreas e hospedagens momondo (Android e iOS) revela que esse comportamento é mais forte entre jovens de 18 a 22 anos de idades (49%), seguido por pessoas de 23 a 35 anos (47%), 36 e 55 anos (40%) e 56 a 65 anos (25%).

A análise foi feita com turistas de 20 países como Austrália, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Ao todo, 29 mil pessoas responderam questões on-line, sendo 973 delas do Brasil.

Atuando no País desde fevereiro de 2014, a plataforma da empresa de origem dinamarquesa funciona dando preços originais de passagens aéreas e hospedagens. A momondo espera crescer no Brasil em 2016, em especial para viagens domésticas, como explica Pedro Correia, responsável pela operação no País.

“Sabemos que o Brasil está passando por um momento delicado. O brasileiro deixa de viajar para fora para viajar domesticamente – como demonstram nossos dados. As buscas de passagens que têm mais crescido são para Brasil e América do Sul. Para EUA e Europa estão diminuindo por um reflexo do dólar”, explica. “Vemos isso como uma oportunidade para os brasileiros conhecerem mais destinos no Brasil.” 

Modelo de negócios

Em sua plataforma, o aplicativo funciona como uma ferramenta de metasearch, informando aos usuários preços das passagens e de estadias na região buscada, além de dar dicas de viagens. Embora não funcione como um sistema de agenciamento, como ocorre com Decolar.com, eles ganham uma porcentagem das passagens ou estadias vendidas a partir das buscas na plataforma.

“No formato do nosso modelo de negócios, quando você clica em uma companhia e compra por ela, a gente recebe uma comissão na venda. Porém, isso não aumenta o preço da passagem”, afirma Correia. “Precisamos de acessos, mas não forçamos o usuário. Fazemos esse relacionamento através da nossa estratégia de marketing. Os preços mostrados na nossa plataforma são os valores reais das passagens”.

Crescimento e atualização do aplicativo

Atualmente, a momondo possui um crescimento global de 89% na quantidade de buscas realizadas por dispositivos móveis ano a ano, sendo que atualmente mais da metade (60%) de seus usuários usam os apps para pesquisa.
“Existe uma tendência mundial da mobilidade, com os dispositivos móveis substituindo os computadores”, disse o executivo. “Nos nossos 35 mercados, a expectativa é chegar a 300 milhões de usuários até o final de 2016”.

A momondo atualizou o seu app recentemente e apostou em um formato mais simples. Como resultado, 90% do código fonte foi modificado. A companhia, que junto com a plataforma britânica Cheap Flights faz parte do Momondo Grupo, tem como conceito que o usuário faça a busca pelo smartphone e finalize a pesquisa/compra em outro dispositivo.