O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, afirmou que é preciso avaliar tudo o que foi feito até agora no que diz respeito à conectividade de escolas antes de incluir esta obrigação no texto do edital de 5G. “Já houve programas de políticas públicas voltadas a escolas. Onde estão as avaliações do que foi feito até agora? É preciso avaliar para que não haja sobreposição de políticas”, disse, durante o evento online TeletimeTec, promovido por Teletime nesta terça-feira, 25.

Ferrari, que já foi secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento (2016 a 2018) e anteriormente secretário adjunto de Política Econômica do então Ministério da Fazenda, afirmou que constantemente existe no Brasil esta sobreposição de políticas por falta de avaliação. “Cabe à Anatel e ao Ministério das Comunicações julgar, mas alterar o texto do edital agora implicaria em um possível atraso do leilão”, sugeriu.

O edital de 5G está no momento em avaliação técnica no TCU (Tribunal de Contas da União) e parlamentares ligados à educação reivindicam a inclusão da obrigatoriedade de conectar todas as escolas públicas no texto. O tribunal vem sinalizando que vai recomendar a alteração. “O que está acontecendo no TCU agora é normal. Esse vai e volta do texto também é normal em qualquer edital”, disse Ferrari.