Os automóveis estão trazendo painéis de bordo cada vez mais inteligentes e integrados com smartphones. Diante disso, a Google decidiu criar uma versão do Android voltada para carros. O Android Auto, como foi batizado, serve para espelhar em uma tela no painel do automóvel alguns dos aplicativos instalados no smartphone do motorista.

A interface leva em conta o ambiente: são destacados os aplicativos relacionados às funções mais utilizadas dentro de um carro, como navegação de mapas, música e comunicação. A tela inicial traz os conhecidos cartões de informações personalizadas do Google Now. Logo abaixo há botões para acessar rapidamente apps de navegação, música e comunicação.

O Android Auto foi particularmente otimizado para operar com comandos de voz, de forma que o motorista não precise tirar as mãos do volante. Mensagens de texto que chegam são lidas pelo carro. E o motorista pode ditar as respostas. APIs foram disponibilizadas para que desenvolvedores adaptem seus apps para o Android Auto.

Segundo o Google, 25 fabricantes de automóveis estariam comprometidos a lançar modelos compatíveis com essa plataforma no futuro próximo.

Android TV

O Google apresentou também uma versão do sistema operacional otimizada para TVs conectadas. A busca e a seleção de conteúdo são otimizadas para comandos de voz, captados pelo microfone do smartphone do usuário. Sony e Sharp estão entre os primeiros fabricantes que vão desenvolver televisões com a plataforma. Uma loja dedicada a apps de TV para Android será lançada nos EUA pelo Google nos próximos meses.