Os donos do sedan Sonata, da Hyundai, nos EUA serão os primeiros no mundo que poderão testar o Android Auto, sistema operacional do Google que conecta o smartphone Android do motorista ao painel do carro. O anúncio foi feito pela montadora nesta quarta-feira, 26: a novidade está disponível para quem tem a versão 2015 do Sonata com GPS. Para instalar, contudo, é preciso levar o carro até a concessionária e solicitar o serviço, que é gratuito.

Para usar o Android Auto, é preciso ter um smartphone com Android Lollipop e plugá-lo na entrada USB do Sonata.  A partir daí, diversas notificações passam a aparecer no painel do carro, em uma tela de oito polegadas. É possível controlar o smartphone através de comandos de voz pelo sistema de "speech to text" embutido no automóvel. Vários aplicativos já estão integrados ao Android Auto para a exibição de informações no painel dos carros, como Google  Now, Google Maps, Google Play Music, Spotify, TuneIn, Skype, TextMe, dentre outros.

Enquanto o smartphone estiver conectado ao carro, sua tela fica travada, impedindo a digitação de mensagens, o que é uma das maiores causas de acidentes no trânsito hoje em dia.

A Hyundai promete disponibilizar o Android Auto em outros modelos ao longo deste ano. A montadora também adotará o CarPlay, versão da Apple para conectar iPhones aos painéis dos automóveis. Outras 27 montadoras prometem aderir ao Android Auto em um futuro próximo, como Audi, Honda, General Motoros e Volvo.